O Presidente da República recordou esta segunda-feira que enquanto primeiro-ministro esteve cinco meses em gestão e aconselhou a que se verifique o que aconteceu nos dois casos de crises políticas anteriores, em 1987 e 2011.

“Eu estive cinco meses em gestão, eu como primeiro-ministro de um Governo estive cinco meses em gestão”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, na Ribeira Brava, na Madeira.

Questionado sobre se não considera urgente que decida sobre a crise política, o chefe de Estado recomendou aos jornalistas que se verifique o que aconteceu em casos anteriores: “vá ver nos dois casos de crises anteriores que aconteceram – um foi em 1987 e um em 2009 [sic] – quantos dias esteve o Governo em gestão, o que é que fez o Presidente da República de então e quais foram as medidas importantes que esse Governo de gestão teve que tomar”.

O chefe de Estado referia-se, além do seu próprio caso, ao Governo de José Sócrates que se demitiu após o chumbo do PEC IV no Parlamento, tendo, por lapso, referido 2009 e não 2011. O Governo de Sócrates caiu no final de março e nessa altura, sem impedimentos legais, foram logo convocadas novas eleições, que acabaram por decorrer a 5 de junho. O novo Governo tomou posse dias depois, a 21 desse mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR