Das ceroulas aos boxers de David Beckham para a H&M, o Victoria and Albert Museum, em Londres, despiu-se de preconceitos para contar a evolução da roupa interior. A nova exposição “Undressed: A Brief History of Underwear” vai reunir mais de 200 peças únicas que marcaram a história da lingerie e não só. Falamos dos corpetes típicos do século XIX até ao vestido transparente usado por Gwyneth Paltrow em 2009.

A exposição vai abrir ao público no dia 16 de abril de 2016 e ocupar o espaço do museu londrino até 12 de março de 2017 para substituir a mostra temporária “Shoes: Pleasure and Pain” que fecha ao público a 31 de janeiro. À semelhança da anterior, esta breve história da roupa interior também pretende demonstrar o desconforto e tortura provocados pelos vários corpetes desenhados para reduzir até 48 centímetros de cintura, e que serão expostos ao lado de raio X e ilustrações que comprovam as consequências para o corpo de uma mulher.

A curadoria da exposição está entregue a Edwina Ehrman, do departamento têxtil do Victoria and Albert Museum e, no total, vão estar expostas mais de 200 peças únicas de homens e mulheres como soutiens acolchoados e pijamas de algodão, renda e seda. Aproveite a viagem e percorra a evolução do século XVIII até aos dias de hoje com algumas peças que selecionámos na fotogaleria.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR