São os melhores amigos do homem — ou pelo menos os mais fiéis — e talvez por isso conseguem saber se o dono está triste, chateado ou até a agir de forma suspeita. É uma verdade kafkiana, no sentido em que foi afirmada pelo próprio Kafka: “Todo o conhecimento, a totalidade de todas as perguntas e de todas as respostas está contida no cão.” E, ao que parece, os cães podem chegar a saber mais sobre as emoções e a saúde dos seus donos do que os próprios. 

Com a ajuda da Reader’s Digest, juntámos 13 segredos que os cães conseguem descortinar sobre as pessoas.

1. Se é generoso (ou não)

Investigadores da Universidade de Milão colocaram vários cães a verem como dois grupos de pessoas agiam: um grupo partilhava comida com um sem-abrigo, outro mandava esse sem-abrigo embora. Quando as pessoas dos dois grupos acenaram aos cães, eles correram para as mais generosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Quando não gosta de alguém

Quando o dono tem sentimentos negativos perante uma pessoa, o cão consegue ouvir a mudança na respiração, sentir a postura tensa que ele assume e ainda cheirar as feromonas subtis que o corpo emite. Cuidado, por isso, com a forma como age quando está por perto dos sogros ou do chefe.

3. Onde esteve

Os humanos absorvem todos os compostos orgânicos dos sítios por onde passam e das coisas onde tocam. Daí que se for ao supermercado, por exemplo, o seu cão será capaz de cheirar em si o talho e a peixaria, além de saber o que comprou e junto de que pessoas esteve na caixa. Isto porque os cães possuem uma sensibilidade olfativa milhares de vezes superior à dos seres humanos.

4. Que pode ter cancro

Alguns cães têm vindo a ser ensinados para detetarem alguns tipos de cancro, inalando certos químicos que as células cancerígenas podem emitir. Em alguns estudos, os cães foram 88 por cento assertivos a detetar cancro da mama e 99 por cento a detetar cancro do pulmão.

5. Se está prestes a chegar a casa

Os cães decoram os horários dos donos e por isso sabem quando esperá-los de volta a casa todos os dias. Mas mesmo que haja uma exceção e chegue a uma hora pouco habitual, são capazes de detetar o barulho exato do seu carro logo ao descer a rua.

À espera do dono. AFP/Getty Images

6. Se discutiu com o seu parceiro

Quando há um casal de donos envolvido, os cães conseguem aperceber-se se ambos estão chateados um com o outro pelo tom de voz com que falam (ou por não falarem de todo), pela postura tensa ou ainda pela forma agitada com que andam de um lado para outro. Alguns cães chegam a sentir-se mal quando os donos estão chateados, por isso pense duas vezes antes de discutir. 

7. Se precisa de proteção

A razão pela qual os cães dormem com os donos quando o parceiro não está em casa ou se aproximam das pernas dos mesmos quando num passeio passam por uma zona escura é porque conseguem cheirar a adrenalina que o corpo liberta sempre que uma pessoa está assustada, além de ficarem mais vigilantes se um dos membros da família não estiver em casa.

8. Se vai viajar

Se tem animais, já deve ter passado pela experiência de os ver sentados em cima da mala de viagem antes de começar a fazê-la. Um animal de estimação odeia que os donos se ausentem, e os cães não são excepção. A diferença é que, com o tempo, conseguem apanhar todas as pistas que indicam que um afastamento está iminente e, nestas ocasiões, muitos cães têm picos de ansiedade tão altos que começam a tremer. A solução? Música clássica. Um estudo descobriu que pôr este género musical a tocar nas colunas quando os cães estão sozinhos pode ajudar a acalmá-los.

9. Se não resiste ao seu olhar

Funciona para o Gato das Botas e para os cães — às vezes é impossível resistir àqueles olhinhos. Investigadores descobriram que os humanos libertam oxitocina sempre que olham nos olhos do seu cão. Se a palavra parece complicada, saiba que é o mesmo químico que libertam quando olham para um bebé.

Animal|dog|Human, Interest|pet|topics|topix|bestof|toppics|toppix,

A arma secreta para serem perdoados perante a maior asneira. Getty Images

10. Quais as suas intenções

O melhor amigo do homem consegue perceber sinais quase impercetíveis na linguagem corporal do dono – a forma de segurar a trela, por exemplo – que lhe diz quais são os seus planos. Num estudo, vários cães foram capazes de identificar facilmente a localização de comida escondida seguindo simplesmente o olhar humano.

11. Que não está a sentir-se bem

Os cães podem ser treinados para cheirarem tudo, desde uma descida dos níveis de açúcar no sangue a uma enxaqueca. Muitos doentes epiléticos estão a treinar os seus cães para os avisarem antes de um ataque acontecer, enquanto num hospital do Havai já houve um grupo de “enfermeiros caninos” capazes de detetar infeções urinárias em pacientes paralisados que não conseguiam explicar os seus sintomas.

12. Que o seu bebé é frágil

O instinto protetor é muito grande nos cães e eles apercebem-se que um bebé é frágil, daí ladrarem agressivamente a qualquer pessoa que se aproxima do carrinho e, nalguns casos, chegarem a atacar pessoas quando interpretam certos movimentos como ameaçadores

13. Se está desapontado

Um estudo descobriu que os cães são capazes de perceber se os donos estão tristes apenas através das expressões faciais, mesmo que seja através de uma fotografia. Além de que têm maior tendência de se aproximarem de pessoas a chorar do que de pessoas que estejam a sussurrar e a falar, num sinal de demonstração de empatia.