(Artigo atualizado às 23h55 com mais informação)

As forças armadas turcas abateram um avião militar russo depois de este alegadamente ter violado o espaço aéreo da Turquia e de ter ignorado repetidamente avisos da Força Aérea turca. A queda do avião foi confirmada pelas duas partes, mas o governo russo nega que o avião tenha entrado em espaço aéreo turco e diz que se trata de um “incidente muito grave”.

A pedido da Turquia, a NATO reuniu de emergência. É a primeira vez desde a Guerra da Coreia, na década de 1950, que um Estado-membro da NATO abate um avião russo. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que “as avaliações que a NATO recebeu dos aliados [sobre o incidente] são consistentes com as turcas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final da reunião extraordinária, onde participaram os representantes diplomáticos dos 28 Estados membros da NATO, Stoltenberg manifestou que a NATO está “solidária” com os turcos e garante “apoio à manutenção da integridade territorial da Turquia.” No comunicado à imprensa, o secretário-geral da NATO pediu, quer a Ancara quer a Moscovo, “calma e desanuviamento”. 

Um caça SU-24 foi abatido esta manhã e caiu perto de Latakia, na Síria, onde está localizada a principal base da operação russa contra o Estado Islâmico. Os primeiros relatos sobre o incidente foram avançados pela imprensa turca e davam conta apenas que um caça de origem desconhecida tinha sido abatido pelas forças turcas. De acordo com um jornalista da Euronews, o avião russo esteve no espaço aéreo turco durante 17 segundos, tendo sido repetidamente avisado enquanto se aproximava:

O Ministério da Defesa russo foi o primeiro a confirmar que o seu avião militar tinha sido abatido por forças turcas, alegadamente por forças terrestres e não pelos dois caças F-16 enviados pela força aérea turca. No entanto, o Governo turco prontamente respondeu que o avião foi abatido realmente pelas suas forças armadas, mas porque violou o espaço aéreo turco, tal como ditam as regras, e que recebeu 10 avisos em cinco minutos e que ignorou as comunicações.

O Kremlin respondeu dizendo que o caça russo não chegou a entrar em espaço aéreo turco e que tem provas disso mesmo. Um porta-voz do governo russo disse aos jornalistas esta manhã que se trata de um “incidente muito grave”, mas não deu mais detalhes. O Ministério da Defesa russo também negou que o avião tenha invadido espaço aéreo russo.

O avião russo foi abatido no noroeste sírio, onde as forças russas estão instaladas e onde russos e sírios, aliados na luta contra o Estado Islâmico e na proteção do regime de Bashar al-Assad, têm realizado diversas operações contra rebeldes.

A zona é alvo de grande disputa entre Turquia e Rússia, uma vez que nas aldeias junto à fronteira vivem comunidades de sírios descendentes de turcos. O bombardeamento desta zona pelas forças russas e sírias levou inclusivamente as autoridades turcas a pedirem uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para esta semana. A Turquia também mandou chamar o embaixador russo na semana passada para protestar contra os ataques aéreos a estas aldeias.

A Turquia tinha também pedido uma reunião extraordinária da NATO para discutir o incidente, e a NATO marcou a reunião para as 16h00 desta tarde (hora de Lisboa), com os representantes dos 28 países que fazem parte da Aliança, na qual está a Turquia.

Os dois tripulantes do caça russo terão conseguido ejetar-se antes de este se despenhar perto de Latakia, mas segundo a Reuters, citando uma fonte de um grupo rebelde na região, um deles estará morto. A CNN na Turquia avançava também que um dos tripulantes teria sido capturado pelos rebeldes sírios, que fazem oposição ao regime de Bashar al-Assad.

Entretanto, o governo turco mandou chamar o representante russo para os Negócios Estrangeiros a Ancara para protestar contra as violações do seu espaço aéreo pelo avião militar russo, que os russos continuam a negar.

Disputa antiga

O primeiro-ministro turco já tinha alertado em outubro a aviação russa que as regras se aplicam a todos os países que decidam invadir o espaço aéreo turco, depois de caças russos terem invadido, alegadamente por engano, este espaço aéreo.

A televisão turca Habertürk TV captou as imagens da queda do avião e publicou-as no twitter. Nas imagens pode-se ver o caça russo a cair no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia, uma zona onde a avaliação russa e síria têm levado a cabo ataques aéreos.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, o avião militar russo ter-se-á despenhado na zona de Latakia.

Na zona onde o avião terá sido abatido vive uma comunidade de sírios com ascendência turca. O bombardeamento desta zona pelas forças russas e sírias levou inclusivamente as autoridades turcas a pedirem uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para esta semana. A Turquia também mandou chamar o embaixador turco na semana passada para protestar contra os ataques aéreos a estas aldeias.

Avião militar russo foi abatido perto da fronteira com a Turquia, mas em território sírio