Talvez já saiba. Ou talvez não. De uma forma ou de outra, cá vai: o seu iPhone ou telemóvel Android regista os sítios por onde andou nos últimos tempos. Não acredita? Experimente.

Em iPhone

Os telemóveis da Apple incluem uma funcionalidade que guarda num mapa os sítios por onde passa frequentemente, bem como a data e hora a que passou por eles. Para consultar esse registo, vá às Definições e clique em Privacidade. Entre em Serviços de localização, deslize até ao fim da janela e carregue em Serviços do sistema. Volte a deslizar até encontrar a opção Locais Frequentes e carregue.

Pronto, chegou. Para visualizar o mapa com o registo de localizações frequentes, entre na segunda opção que deverá indicar a última localização registada pelo aparelho. Clique numa localização específica para ver mais detalhes sobre quando esteve nesse sítio pela última vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A funcionalidade pode parecer demasiado intrusiva para alguns utilizadores, embora a Apple garanta que estes dados são guardados apenas no seu telemóvel. Se teme pela privacidade, regresse à janela anterior e desligue o histórico de localizações frequentes. Mas se quer testar a precisão desta informação, limpe o histórico de localizações e vá consultando o registo nos próximos dias. É (muito) provável que se surpreenda.

Em Android

aqui tínhamos falado desta funcionalidade. O histórico de localizações em telemóveis Android usa a conta do utilizador nos serviços da Google — uma conta Gmail, por exemplo. Se costuma estar sempre ligado à internet, a funcionalidade regista todos (sim, todos) os sítios por onde andou. Até o caminho que fez para chegar a eles.

Contudo, enquanto a Apple garante que informação deste tipo fica apenas guardada localmente, a Google vai um pouco mais além e disponibiliza-a na internet, de forma privada. Aceda a esta página e, no canto superior esquerdo, abra o menu e entre na opção Histórico de localizações.

Deverá ver um mapa repleto de pontos vermelhos. São os locais por onde passou desde que há registo na sua conta. Se clicar num ponto específico, verá o percurso que fez até chegar a esse local, bem como a data e hora a que passou pelos diversos sítios.

Pode ainda aceder ao histórico a partir de alguns telemóveis Android. Entre nas Definições, selecione a opção Localização e carregue em Histórico de Localizações Google. No canto superior do ecrã verá um ícone com três pontos verticais. Carregue nesse botão e, de seguida, selecione a opção “Ver/gerir”. Escolha a aplicação Maps e deverá abrir-se um mapa com um calendário no topo. Basta escolher o dia para o qual quer consultar o histórico de localizações.

Existem várias formas de eliminar este registo. Mas dada a diversidade de telemóveis Android, aceda a esta página para descobrir qual a melhor forma de o fazer.

Editado por Filomena Martins.