Uma conferência internacional dedicada ao imaginário da pintora Paula Rego vai decorrer em Lisboa, na terça e na quarta-feira, e divulgará parte de um documentário que está a ser realizado pelo filho, Nick Willing.

Intitulada “Caught in the Act: the (Literary) Imagiconography of Paula Rego”, a conferência internacional vai ter lugar na reitoria da Universidade Nova e contar com a presença do antigo presidente da República, Jorge Sampaio.

O encontro é organizado pelo Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), unidade de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA).

De acordo com a organização, a pintora não irá estar presente, mas o filho, Nick Willing, irá revelar um excerto do documentário que está a realizar sobre a mãe, que este ano completou 80 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sessão de abertura, a partir das 09:00, estarão ainda presentes Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, e Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, entre outros convidados.

No passado mês de outubro, em declarações à agência Lusa, numa entrevista por correio eletrónico sobre o lançamento do último livro “Sopa de Pedra”, Paula Rego falou sobre o gosto pelas histórias tradicionais, considerando-as muito importantes para descobrir o mundo e quem somos.

A pintora portuguesa radicada em Londres disse ainda que as fábulas portuguesas estão entre as “melhores de todas”, porque “mostram a natureza humana como ela é”.

No âmbito da conferência internacional será inaugurada a exposição de homenagem, “Caught in the Act”, na quarta-feira, na Fundação D. Luís, em Cascais, com curadoria de Emília Ferreira.

Esta mostra apresenta trabalhos de artistas plásticos portugueses como Ana Rito, Catarina Patrício, Diogo Muñoz, Ema M. e Hugo Barata, complementando a conferência internacional através da reflexão destes artistas sobre o trabalho de Paula Rego e os diferentes modos como a artista os inspirou.

O Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA, o Department of Iberian and Latin American Studies da Queen Mary University of London, a Casa das Histórias Paula Rego e a Fundação D. Luís I são outras das instituições envolvidas na homenagem à pintora.

Paula Rego, que completou 80 anos em janeiro deste ano, começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.

Em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, que detém um importante acervo de obras da autora.

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são frequentemente os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.