Na Internet proliferam vídeos de cães e gatos a sonharem – sendo que os cães a correrem pela vida enquanto dormem já é um clássico. No entanto, apesar das provas de que os animais domésticos sonham, pouco se sabe sobre o conteúdo desses sonhos.

Ao longo das suas 16 a 18 horas de sono diárias, os gatos passam por frequentes ciclos de sono R.E.M., a fase na qual ocorrem os sonhos mais vívidos, o que os faz sonhar frequentemente. E sobre o quê? A sua vida quotidiana.

Apesar de os gatos poderem mostrar fisicamente que estão a sonhar, a verdade é que a maior parte dos seus sonhos acontece quando estão pacificamente a dormir. Quando alguns cientistas removeram a parte do cérebro dos felinos que os impede de se movimentarem enquanto sonham na fase R.E.M. – as práticas científicas são muitas vezes questionáveis – acabaram por criar gatos sonâmbulos que eram móveis e agressivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estudos mais recentes (e com práticas menos questionáveis) que envolviam fazer sondas a ratos e tentilhões mostraram que estes animais seguem praticamente o mesmo padrão quando estão acordados e quando estão a dormir.

Não será de estranhar, portanto, que os gatos durmam tanto. A verdade é que eles provavelmente nem têm noção de que estão a sonhar e, assim sendo, podem desfrutar das suas atividades favoritas sem esforço nenhum, a toda a hora e sem que ninguém lhes ralhe. Assim, vale a pena sonhar. Segundo a Bustle, estes serão quatro possíveis sonhos com as atividades favoritas dos gatos.

1. Perseguir presas

Às vezes não precisa de ser uma presa, pode ser uma bola ou até uma luz. Os gatos adoram perseguições, e o mais provável é sonharem com isso.

2. Correr

Os gatos gostam de correr. Sim, há uns mais sossegados do que outros, mas a corrida corre-lhes nas veias (passe a redundância). Tanto que às vezes é vê-los disparar pelo corredor fora, sem nenhum motivo aparente. Enquanto dormem, os gatos continuam a ser gatos, por isso correr também deve ser um sonho recorrente.

3. Matar animais mais pequenos

Ratos, baratas, moscas, é o que aparecer. Os gatos vão matá-los e exibi-los aos donos como troféus — se não os matarem vão brincar com eles até se fartarem. Tal não será exceção no mundo encantado dos sonhos felinos. O seu gato pode até mesmo sonhar que o tenta matar, é o que diz um estudo da Universidade de Edimburgo.

4. Evitar ameaças

Segundo uma série de vídeos que foram colocados a circular na Internet, aparentemente os gatos têm horror a pepinos e há donos que não resistem à tentação de os assustar. E se, para os humanos, tudo não passa de uma brincadeira, para os gatos é um verdadeiro pesadelo, porque ficam sob stress e, caso se apercebam de que foi o dono que colocou o pepino atrás deles, isso pode até estragar a relação entre ambos. Mas nos sonhos, certamente, evitam os pepinos como ninguém.