O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar com cerca de 85 milhões de euros o Projeto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia angolano, que prevê a construção de um parque científico em Angola.

Segundo informação divulgada hoje pelo Ministério das Finanças de Angola, este projeto pretende contribuir para a “diversificação da economia angolana através da promoção da inovação tecnológica”, mas também pela “melhoria da produtividade e competitividade das empresas no setor não petrolífero”.

Vai abranger todo território nacional, “com destaque” para a “construção e equipamento de um parque científico e tecnológico”, bem como bolsas de financiamento e projetos de investigação, implementação de atividades de promoção e fortalecimento da participação das mulheres em atividades científicas, tecnológicas e inovadoras atividades.

O projeto, segundo o Ministério das Finanças, prevê beneficiar 155 pesquisadores, inseridos em 40 equipas, das quais 55 por cento mulheres.

Envolverá ainda o desenvolvimento de competências no ensino secundário ou o apoio à gestão da propriedade intelectual.

O acordo de financiamento, assinado na sexta-feira entre o Ministério das Finanças e o BAD, corresponde a 100 milhões (94 milhões de euros), em que 90% da verba será financiada por aquela instituição financeira, contando com uma contrapartida de 10% do Governo angolano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR