Já aqui demos vários exemplos de professores que fazem questão de meter os nervos em franja aos estudantes durante os exames. As perguntas são trapaceiras, as respostas algo subjetivas e os internautas contorcem-se em busca de uma solução taxativa e incontornável.
Agora, há mais uma questão de um teste a levantar burburinho na rede. Num teste de Gravação de Som, o professor David Gray perguntou aos seus alunos “What is a Microfone?” e deu apenas duas hipóteses de resposta: “verdadeiro” ou “falso”. E agora?
Decidimos não traduzir a pergunta porque só irá entender os argumentos de alguns dos internautas que responderam à questão se pensar em inglês. É que alguns argumentaram “what is microphone” pode ser lido de diversas formas. Como uma pergunta que exige que se explique o que é um “microphone”. Ou questionando se “What” é mesmo um “microphone”, uma marca de “microphones”, como explicou o Telegraph. Outros dizem ainda que esta é uma “afirmação válida do tipo A=B” e que “nenhuma afirmação suplementar foi apresentada para provar a sua falsidade”. Só se esqueceu que “esta não é uma afirmação, mas antes uma interrogação”, como fez questão de realçar um dos utilizadores do Reddit (o site onde a imagem foi originalmente publicada).
O jornal Toronto Star foi em busca da resposta na fonte, isto é, foi pedir explicações ao professor. O que ele disse é que não existe uma resposta certa para a pergunta. Serve apenas para “tirar os alunos do pensamento de secundário” e pô-los a pensar fora da caixa. Apesar de valer um ponto, a pergunta apenas ajudaria os estudantes a receber esse valor a mais, independentemente da resposta.