O maior partido da oposição angolana, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) inicia esta quinta-feira o seu XII congresso ordinário, que servirá para escolher o líder e candidato às eleições de 2017.

A sessão de abertura do congresso está agendada para esta quinta-feira de manhã, em Viana, nos arredores de Luanda, e a eleição do presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), à qual concorrem os deputados Paulo Lukamba ‘Gato’, Abílio Kamalata Numa e Isaías N’gola Samakuva – este candidato à reeleição -, decorrerá no sábado.

Está a prevista a presença de 1.150 delegados ao congresso, que vão votar para a escolha do líder do partido, mas segundo informação da UNITA, até terça-feira, alguns representantes provenientes de Portugal não tinham ainda visto de entrada em Angola.

Além da eleição do presidente do partido durante o dia de sábado – que será candidato do partido nas eleições gerais (legislativas e presidenciais) de agosto de 2017 – e dos restantes órgãos dirigentes, este congresso vai ainda discutir o relatório da comissão política do período 2011-2015.

Os delegados vão ainda fazer a reavaliação da linha político-ideológica do partido, rever os estatutos e aprovar um programa para o período 2015-2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR