Histórico de atualizações
  • Crónica do jogo

    Cá vem ela, a crónica do jogo: “Jonas deu dois remédios e o miúdo passou a receita”

    O Diogo Pombo e eu desejamos-lhe uma boa noite e um bom fim-de-semana.

    Amanhã há mais: Porto-Paços de Ferreira (18h45) e Marítimo-Sporting (20h45)

  • Bom, este liveblog chega aqui ao fim. Como sempre, foi um prazer estar deste lado a relatar-lhe todas as pitadas. Obrigado por estar desse lado a acompanhar-nos. A crónica do jogo, escrita pelo Diogo Pombo, está quase quase quase aí. Convido-o a dar uma espreitadela, vai valer a pena.

  • Agora vai falar Filipe Gouveia, treinador da Académica: “Vínhamos com uma estratégia bem montada, perante uma equipa que vinha de uma vitória moralizadora. Durante os primeiros 30 minutos, 20 minutos, queríamos retardar o golo do Benfica, conseguimos fazê-lo. Até ao penálti, o Benfica não criou nenhuma oportunidade de golo, o Trigueira não me lembro de ter feito uma defesa. Depois do penálti, tudo ficou mais complicado. Faltou-nos, na primeira parte, ter mais critério na saída de bola, termos mais qualidade no passe e sair e criar algum perigo ao último reduto do Benfica. Não conseguimos. Na segunda parte tentámos alterar a situação, não conseguimos. Segundo penálti ficou tudo mais complicado. É uma vitória que assenta bem ao Benfica, por aquilo que fez, mas algo exagerada.” Sobre o futuro da equipa: “Não belisca em nada. Os jogadores tiveram uma grande entrega, uma grande atitude, a espaços alguma qualidade de jogo. Vamos continuar a trabalhar para a nossa luta, que é somar pontos, e já temos um jogo na segunda-feira contra o Belenenses e vamos trabalhar para conseguir essa vitória.”

  • É a vez de Rui Vitória falar sobre esta vitória: “Uma vitória justa, clara também, nós queríamos vencer, íamos regressar a casa passado um mês e queríamos vencer, acabámos por vencer de uma forma clara, contra um adversário que já não perdia há sete jogos e que vinha com essa dose de motivação. Tivemos a partida sempre controlada e fizemos três golos. Eventualmente poderia ter sido mais um ou outro, mas acaba por ser uma vitória natural e justa da melhor equipa.” Sobre o golo de Renato Sanches: “Acaba por ser a cereja no topo do bolo. Faltava ali mais um golo para dar outro colorido ao jogo e acabou por ser um belíssimo golo, de um jovem jogador que está a crescer e que acaba por ser uma estreia no Estádio da Luz em grande.” Sobre o jogo para a Champions com o Atlético de Madrid: “Vamos prepará-lo a partir de amanhã, isto não pára. É bom sinal”

  • Agora é Ivanildo, da Académica: “Na tática não falhou nada, quem viu o jogo viu que a tática foi bem montada. Não quero discutir se o penálti foi ou não, mas o jogo acaba por ficar marcado por isso. A verdade é que quando estamos a reagir e a tentar chegar ao jogo, outra grande penalidade. A partir daí o jogo torna-se outro, o Benfica também tem qualidade e com uma vantagem de dois golos… O resultado de 3-0 é muito enganador sobre o que se passou aqui hoje”. Académica estava há sete jogos sem perder: “Não pode beliscar o trabalho que temos vindo a fazer. Viemos a casa de um candidato ao título e atual campeão nacional, sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, mas vínhamos para conseguir pontos. Já faz parte do passado, a nossa luta é outro, vamos ter de fazer mais e melhor”.

  • Vamos lá ouvir as flash-interview. O primeiro a aparecer à frente do microfone é André Almeida: “Foi uma partida bem conseguida, o Benfica dominou o jogo todo, tínhamos noção que tínhamos de entrar fortes e que a Académica vinha bem fechada. O Renato é um ótimo jogador, veio para ajudar e acrescentar, tal como muitos outros da formação que têm capacidade para tal. Serão bem recebidos, como o Renato está a ser”. Sobre o próximo jogo, contra o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões: “É em nossa casa, já temos o apuramento conseguido, mas temos como objetivo ficar em primeiro lugar, por isso vamos tentar vencer”.

  • Resumo do jogo

    Acabou a ação no Estádio da Luz. O Benfica sai do jogo com uma vitória por 3-0, o que espelha bem o que aconteceu durante os 90 minutos. A equipa lisboeta esteve sempre melhor, sempre com mais bola, sempre com mais perigo. Até meio da primeira parte, apesar de ser superior à Académica, o Benfica sentiu algumas dificuldades em romper a barreira defensiva montada pelos estudantes, que estavam muito bem organizados — atrás da linha de bola. Quando percebeu que o Benfica não estava a ser grandemente eficaz, a Académica começou a arriscar mais, a sair da zona de conforto, a ir à procura do golo. Pouco depois, um disparate do guarda-redes Trigueira dava o primeiro penálti aos encarnados, e o primeiro golo. Na segunda parte, quase a mesma história: outro disparate (uma mão de Ofori, à la Tonel), outro penálti, outro golo. Os jogadores da Académica, que já estavam mais ariscos em busca do empate, lançaram-se ainda mais para a frente e começou aí a melhor parte do jogo. Já quase a chegar aos 90 minutos, Renato Sanches tirou as teimas à partida e sacou um grande golo da cartola. Remate de longe que deixou o guarda-redes da Académica sem qualquer hipótese.

  • Golo do Benfica! 3-0 (85')

    Que golão do Benfica! Renato Sanches, ainda muuuuuuuuuuito longe da grande área, achou boa ideia rematar logo dali. Correu-lhe bem: Trigueira bem se esticou, mas não teve qualquer hipótese.

  • Substituição no Benfica: sai Mitroglou e entra Carcela.

  • Que oportunidade para a Académica! Hugo Seco ficou com só o guarda-redes Júlio César pela frente e não quis rematar logo. Eliseu não foi a tempo de cortar eficazmente a bola, a baliza ficou momentaneamente aberta e os jogadores da Académica podiam ter marcado, mas o lance foi morto pela defesa benfiquista.

  • Substituição no Benfica: sai Pizzi e entra Gonçalo Guedes.

  • Golo do Benfica! 2-0 (70')

    Mais uma vez, Jonas não falhou. O brasileiro rematou para o mesmo lado (o esquerdo), mas Trigueira não adivinhou e foi para o lado contrário.

  • Penálti para o Benfica e amarelo para a Académica

    Mão de Ofori na grande área. Penálti para Jonas.

  • Substituição no Benfica: sai Fejsa e entra Samaris.

  • A Académica conseguiu agora ficar plantada no meio-campo do Benfica por dois minutos. Boas tentativas de criar situações de golo, mas sem grande perigo. A tentativa mais eficaz foi a de Gonçalo Paciência, que entrou pelo lado esquerdo e, quase na cara de Júlio César, tentou cruzar para um companheiro. A defesa benfiquista cortou para canto.

  • Rentato Sanches está endiabrado. O médio benfiquista recuperou a bola depois de Trigueira a socar para fora da área e correu pelo lado direito, fintou um adversário, chegou-se perto da baliza e tentou cruzar, mas a defesa da Académica acabou com o lance.

  • Finalmente uma jogada de alguma agitação na segunda parte. Pizzi foi por ali a fora até à linha de fundo e cruzou para Mitroglou, que chutou para a defesa de Trigueira.

  • Substituição na Académica: sai Nuno Piloto e entra Hugo Seco.

  • A Académica entrou na segunda parte a precisar de bola e de golos. Já andou por estes minutos no meio-campo do Benfica, mas ainda sem nada digno de nota. Um livre marcado por Ivanildo, há pouco, quase saía por cima da pala do estádio.

  • Recomeça o jogo.

1 de 3