O ministro da Saúde anunciou, esta segunda-feira, que as taxas moderadoras vão baixar em 2016 e que os utentes previamente referenciados pela linha Saúde 24 ou pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde) não pagarão taxas nas urgências hospitalares, tal como estava inscrito no programa de Governo do PS.

“Paga quem tiver de pagar, porque tem um consumo ou uma utilização de cuidados inapropriada. Não pode, ou não deve, pagar quem não tem uma alternativa a não ser recorrer a um ponto de cuidados de saúde que a pessoa julga o mais adequado”, disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, no final de uma visita às instalações da linha Saúde 24.

De acordo com o ministro, o valor das taxas moderadoras vai baixar, respeitando assim “o compromisso político que está no programa do Governo”. “Nós honramos os nossos compromissos e estamos neste momento a trabalhar no sentido de fazer as alterações que estão desenhadas”, adiantou Adalberto Campos Fernandes.

De salientar que, atualmente, os utentes já ficam isentos do pagamento de taxas moderadoras nas urgências hospitalares se forem referenciados por um médico num centro de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR