A greve na CP – Comboios de Portugal, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) para esta terça-feira, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, não está causar perturbações na circulação, disse fonte oficial da empresa. Contactada pela Lusa, a porta-voz da CP afirmou que “todos os comboios estão a circular normalmente, não havendo qualquer perturbação”.

O sindicalista José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, referiu na segunda-feira que o impacto da greve deverá ser semelhante às de em dia feriado, que são objeto de pré-avisos de greve desde 2013, para contestar a redução ao pagamento ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado.

Nos últimos feriados, de 15 de agosto e 10 de junho, a greve quase não se fez sentir nas estações da CP, com um número reduzido de comboios suspensos.

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 01 de dezembro a 02 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 01 de janeiro por serem considerados “dias de confraternização familiar (…) que dão origem a particulares carências de transporte”.

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 8 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR