A Government Communications Headquarters (GCHQ), os serviços secretos do Reino Unido, especializados em espionagem, já enviaram os cartões de boas festas deste ano. Mas desta vez foram um pouco mais arrojados: os cartões foram acompanhados por um quebra-cabeças, conta o Telegraph. Daqueles capazes de quebrar mesmo muitas cabeças. O desafio é encontrar a imagem encriptada, como se fosse um espião.

Eis o que deve fazer: aqui em baixo vai encontrar uma grelha. Cada uma das linhas e colunas está acompanhada por uma série de números. Alguns dos quadrados da grelha estão pintados de preto, como nas palavras cruzadas. Os números indicam “o comprimento de todos os grupos consecutivos de quadrados pretos e estão dispostos na ordem em que os grupos aparecem”, explica a GCHQ. Isto significa que, se aparecer “2 1 6”, então terá grupos de dois, um e seis quadrados, cada um dos quais terá pelo menos um quadrado branco a separá-los.

puzzle

No final, vai obter uma imagem. Tem até 31 de dezembro de 2015 para resolver este quebra-cabeças. Por cá nós vamos continuar a tentar. Já temos uma folha toda riscada. Por isso, caro leitor, conte-nos a sua estratégia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR