O ministro da Cultura, João Soares, que tutela a comunicação social, defendeu esta sexta-feira a assinatura imediata do aditamento do atual contrato programa da agência Lusa, que termina a 31 de dezembro.

O aditamento visa prolongar o atual contrato programa até junho de 2016, no sentido de permitir que a administração da agência e a tutela possam, durante seis meses, preparar um novo contrato para o próximo triénio.

“No que me diz respeito, a solução que foi encontrada com a atual direção da Lusa já está assinada e estou a fazer diligências, bem como a senhora presidente da Lusa, para que a assinatura que é indispensável [do Ministério] das Finanças surja tão breve quanto possível”, disse o ministro da Cultura no final de uma visita à Lusa.

João Soares afirmou que a solução hoje encontrada “permite diferir para junho a assinatura de um contrato que permita garantir o apoio do Estado, numa lógica de estabilidade e de clareza, de mandato a mandato, pelo menos de quatro em quatro anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, o ministro que tutela a comunicação social referiu tratar-se de uma matéria que será discutida em detalhe com a direção da Lusa ao longo do primeiro semestre do próximo ano.

O governante enalteceu ainda o papel da Lusa e congratulou-se com o facto de a agência ter estado “à altura das suas responsabilidades”, embora “alguns governos que a têm tutelado não tenham estado à altura das suas responsabilidades”.

João Soares assegurou que tudo fará para garantir a promoção da Lusa, não só a nível nacional, mas também junto dos países de língua portuguesa.