A Symantec e a FireEye assumem que 2016 vai ser o ano do ataque generalizado ao sistema operativo móvel iOS que alimenta os dispositivos Apple. Este ataque deverá ser caracterizado pelo aumento de produtos de malware, uma designação genérica para todo o tipo de programas maliciosos ou intrusivos que invadem os computadores de forma propositada.

Se é certo que os ataques ao sistema iOS são ainda uma fração dos que se verificam contra os Windows e Android, a distância deve reduzir-se em 2016 – seguindo aliás o padrão que já se verificou este ano. De janeiro a setembro o número de computadores infetado com malware foi sete vezes superior aos verificados em todo o ano de 2014, confirmam os especialistas. Muitas destas ameaças informáticas infiltram-se através de aplicações que têm falhas de segurança, mantendo os utilizadores na ignorância sobre as falhas de sistema. Em especial risco estão os aparelhos que executaram o jailbreak e se colocaram fora do “jardim murado” da Apple.

À BBC, a FireEye citou um exemplo: o XcodeGhost foi rapidamente removido da app store, mas ainda assim infiltrou 210 redes de empresas americanas. E a Symantec publicou um relatório especialmente dedicado ao tema, que pode ser descarregado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR