O consumo de açúcar é difícil de evitar, mesmo para pessoas que não se consideram apreciadoras de doces. Mesmo quem come poucas ou nenhumas guloseimas, se consumir alimentos processados – tais como pão de forma ou cereais de pequeno-almoço – ingere mais açúcar do pensa. E se bebe sumos, refrigerantes ou bebidas energéticas com frequência, a ingestão de açúcar pode ser ainda maior.

Para além de vivermos rodeados de açúcar “escondido”, há outra razão pela qual é difícil deixar de consumir coisas doces: quando ingerimos açúcar os centros de recompensa são ativados. E a região do cérebro que ajuda a controlar o apetite está associada ao sistema de recompensa após o consumo de açúcar, dizem os investigadores.

É difícil deixar de comer açúcar porque o seu consumo “parece induzir desejo e fome, comparáveis em magnitude aos efeitos das drogas viciantes”, diz Lisa Drayer, autora do livro The Beauty Diet (A dieta da beleza) à CNN.

“Se uma pessoa se preocupa sobre como e quando irá consumir açúcar, ao ponto de ser difícil concentrar-se em qualquer outra coisa, se tem uma dependência psicológica, então acho que provavelmente estamos a falar de um vício,” afirmou Drayer.

O que fazer para evitar o consumo de açúcar em excesso? Um bom princípio é ler os rótulos dos alimentos processados. Quando mais cedo na lista dos ingredientes vir a palavra açúcar, maior será a quantidade. “Se o açúcar ou a qualquer um dos seguintes termos estão listados na primeira de cima do rótulo, é melhor evitar esses alimentos: xarope de milho com elevado teor de frutose, xarope de milho, agave, mel, melaço e qualquer coisa que termine em “ose”; tais como dextrose, frutose e sacarose são todas as palavras de código para açúcar,” explicou Lisa Drayer. Para limitar a ingestão de açúcar é importante conhecer os vários tipos de açúcares e adoçantes – e os seus nomes – que pode relembrar neste guia.

Outra forma de reduzir o consumo de açúcar é comer mais alimentos ricos em proteínas e fibras. “Quando consumimos proteínas e fibras, retardamos o processo de aumento de açúcar no sangue, em especial se acompanharmos esse consumo com outros alimentos que contém açúcar [alimentos com hidratos de carbono, como as batatas, por exemplo]. As proteínas e as fibras ajudam a satisfazer-nos e a reduzir o nosso consumo de açúcar,” referiu Lisa Drayer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR