Já foi à página da Google esta segunda-feira? Não se assuste se lhe aparecer um indiano a fazer yoga no ecrã. Foi esta a forma que o maior motor de busca do mundo encontrou para celebrar aquele que seria o 97º aniversário de Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar – BKS Iyengar -, um dos mestres de ioga mais conhecidos no mundo ocidental.

O doodle (aplicação interativa) que a Google criou para homenagear o autor de “O caminho para a saúde holística” ou “Luz no Ioga” aparece esta segunda-feira em várias posições de ioga. Foi ele o criador do Iyengar Yoga, modalidade que é hoje lecionada em mais de 70 países.

Conhecido por ter inspirado pessoas como o autor Aldous Huxley ou o violinista Yehudi Menuhun, BKS Iyengar foi nomeado pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo, em 2004. Morreu em 2014, aos 95 anos, no ano em que também foi distinguido pelo governo indiano com a Padma Vibhushan, a segunda condecoração mais importante da Índia.

Iyengar começou a praticar yoga aos 16 anos e dois anos depois já dava aulas. Em 1975, abriu o Ramamani Iyengar Memorial Institute, em memória da sua esposa, Ramamani Iyengar, com quem casou em 1943 e de quem teve cinco filhas e um filho. Quando ela morreu, em 1973, disse que tinha desaparecido a sua única “amiga, companheira, parceira, guia, minha filósofa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR