Trivialidades, (des)amores e histórias românticas. O “Chacotero Sentimental”, nome do talk show emitido pela Radio Corázon, um dos mais populares no Chile, não costuma fugir muito disto. Os ouvintes telefonam, o locutor puxa pela conversa e aí começam os desabafos. Mas na sexta-feira, com o pretexto de contar a sua história com uma amante italiana, um antigo soldado do regime de Augusto Pinochet (1973-1998) acabou por confessar os detalhes de 18 assassinatos nos quais participou. Após o programa, as autoridades concluíram que o homem que se identificou como Alberto era, na realidade, Guillermo Reyes Rammsy.

O homem foi detido pelas autoridades na cidade de Valparaíso, avançou o El Mercurio, horas depois do talk show terminar, apesar de nunca ter referido o seu nome ou o das 18 vítimas das execuções. Todas as mortes terão ocorrido em 1973, ano em que Pinochet liderou um golpe militar que derrubou o governo socialista de Salvador Allende. “Levávamo-los para a pradaria. Atingíamo-los com um tiro na cabeça e nem as suas sombras restavam”, admitiu, durante o programa da rádio.

Apresentador do programa, ouvindo estes relatos, questionou o antigo militar sobre o paradeiro dos corpos das vítimas, ao que Guillermo Reyes Rammsy, de 62 anos, respondeu: “Ninguém vos disse onde estão os desaparecidos porque eles não existem. Ficaram totalmente desintegrados. Explodíamos os corpos com dinamite, não restava nada”. Um correspondente do The Guardian em Santiago do Chile escreveu que o ex-soldado é acusado das mortes de Freddy Taberna Gallegos and German Palomino Lamas, então membros do Partido Socialista chileno.

Hoje estima-se que, desde o golpe militar que levou Augusto Pinochet ao poder, em 1973, até 1990, ano em que saiu da presidência do Chile, mais de três mil pessoas foram mortas — resultado da perseguição de milhares, considerados opositores do regime. “Matei mais de dez pessoas, a minha especialidade era atirador furtivo. Foi sem maldade. Deveu-se às circunstâncias, não pedi para estar ali. Não era a minha guerra”, disse Rammsy, tentando justificar-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR