Passavam três minutos das 11 horas em Lisboa quando três astronautas da Expedição 46 – uma missão tripulada da NASA, da ESA e da Agência Espacial Federal Russa – partiram do cosmódromo de Baikonur (a primeira e maior base de lançamentos de foguetes do mundo), no Cazaquistão, a bordo da nave espacial russa Soyuz TMA-19M, que os vai levar até à Estação Espcial Internacional.

De acordo com as últimas declarações da NASA, os astronautas Timothy Kopra, Yuri Malenchenko e Timothy Peake estão em órbita e em segurança. Este é um dia importante para os britânicos: Timothy Peake, o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) é o primeiro cidadão do Reino Unido a ser admitido para esta agência espacial com a função de astronauta.

Sondas e satélites, astronautas e exoplanetas, as estrelas e o desconhecido. Os cartazes nesta fotogaleria podiam ilustrar qualquer livro de Júlio Verne ou um filme de exploração espacial criado em Hollywood. Mas afinal pertencem à NASA e recordam milénios de curiosidade humana pelo que está além do céu. E alguns deles até já desviam o olhar para o futuro e sonham com a exploração de um Universo mais longínquo.

Conheça alguns dos anúncios mais curiosos das missões espaciais da NASA na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR