A “casa” mais cara do mundo foi comprada por 275 milhões de euros, noticia a Bloomberg, valor que seria suficiente para adquirir 280 moradias no bairro da Lapa, em Lisboa, de acordo com a oferta disponível no portal de imobiliário do Sapo. A identidade do novo proprietário não foi revelada e apenas se sabe ser originário do Médio Oriente.

O nome e o aspeto podem enganar, mas o palacete Château Louis XIV é recente. Foi construído entre 2008 e 2011 por uma promotora imobiliária francesa, a Cogemad, seguindo o estilo arquitetónico do século XVII francês. O estilo lembra o Palácio de Versalhes, o que levou o site Capital.fr a descrever a moradia como um “Mini Palácio de Versalhes”.

A faustosa residência situa-se nos arredores de Paris no município de Louveciennes e foi erigida numa propriedade de 23 hectares onde anteriormente existiu uma das residências de Louis XIV, o Château du Camp (onde o exército do monarca pernoitava nas deslocações entre Versalhes e Marly, demolido no século XVIII).

A mansão de cerca de sete mil metros quadrados é uma construção que incorpora a mais recente tecnologia (a iluminação, o som e a temperatura são controlados remotamente) e dispõe de um aquário, uma sala de cinema, uma adega de vinhos, muitos acabamentos em folha de ouro incluindo uma fonte exterior, para além de um vasto jardim exterior inspirado no famoso jardim de Versalhes projetado pelo paisagista Le Nôtre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR