Um cidadão tailandês foi preso com uma pena que pode ir até 37 anos de prisão, por ter partilhado uma publicação satírica sobre a cadela do rei do país, Bhumibol Adulyadej, relata o jornal The New York Times. O homem, Thanakorn Siripaiboon, trabalha numa fábrica tailandesa, e foi ainda acusado de insubordinação e de insultos ao monarca, de 88 anos, pelo tribunal militar do país.

De acordo com o seu advogado, Anon Numpa, a publicação não foi dada a conhecer pelos militares tailandeses. Anon Numpa mostrou-se ainda perplexo com a sentença: “Nunca imaginei que iriam utilizar a lei para a [aplicar em piadas feitas sobre a] cadela do Rei”, disse, referindo-se ao crime lèse-majesté, que vigora no país desde 1908, e que prevê penas pesadas para quem difamar as figuras da monarquia tailandesa.

Segundo o jornal The New York Times, a medida foi tomada no âmbito do que tem sido uma campanha de endurecimento das leis do país, cujo objetivo, segundo a publicação, é proteger a monarquia e dissuadir os opositores do regime militar, que vigora no país desde o ano passado, e que se implementou através de golpe de Estado. O mesmo foi corroborado pelo advogado do acusado, Anon Numpa, que segundo o jornal norte-americano considera que os critérios para aplicar a lei em questão têm aumentado de forma drástica nos últimos anos.

O próprio embaixador norte-americano na região, Glyn T. Davies, estará a ser alvo de uma investigação policial relativa ao crime de difamação dos reis tailandeses. O processo foi iniciado depois do embaixador norte-americano ter proferido um discurso onde, apesar de elogiar o monarca, mostrava preocupações quanto ao endurecimento das penas aplicadas no país, segundo relata a agência de notícias France-Presse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cadela em questão chama-se Tongdaeng, e segundo o The New York Times é uma figura muito querida dos tailandeses. O jornal britânico The Guardian refere ainda que um filme de animação estreado recentemente, que se inspira na dita cadela, tornou-se o segundo mais visto no país. A fonte é os números apresentados pelos cinemas tailandeses.

O seu dono, o rei Bhumibol Adulyadej, é também muito apreciado pela maioria dos tailandeses, segundo o New York Times, por ser uma figura que conseguiu unir um país profundamente dividido e fragmentado. Existe alguma tensão quanto à sua sucessão, que deverá estar para breve.

Texto editado por João Cândido da Silva