Se há um local onde é absolutamente obrigatório que esteja com a sua melhor cara, é no trabalho. Não vai querer que lhe seja negada a passagem para outro departamento apenas porque a sua maquilhagem não é adequada ou que não lhe ofereçam um aumento porque a forma como se veste não a torna uma pessoa confiável.

Toda a questão da beleza pode afetar muito mais uma carreira do que aquilo que se pensa. Dando um exemplo extremo, e segundo uma notícia do Daily Mail, uma funcionária do Harrods (um dos centros comerciais mais luxuosos do mundo, situado em Londres), foi despedida por se recusar a usar maquilhagem. E embora já saibamos que um batom vermelho pode ser adequado, o mesmo não se diz de unhas gigantes ou pestanas postiças.

Nem muita nem nenhuma maquilhagem — no trabalho, também é no meio que está a virtude. Segundo um estudo realizado pela loja de cosmética Escentual.com, mais de dois terços dos empregadores são menos propensos a contratar uma mulher que não use maquilhagem numa entrevista de emprego; 49% diz que a maquilhagem é fundamental para um cargo em que a mulher tem de dar a cara; 61% afirma que a maquilhagem tem um papel determinante na decisão de dar, ou não, uma promoção a uma funcionária; e 67% assume não querer levar uma funcionária sem maquilhagem para uma reunião.

Agora que já sabe a importância e o impacto que estes temas têm, eis 8 erros que não deve cometer.

1. Maquilhagem escura e eyeliner pesado

Nunca vá trabalhar a parecer que acabou de sair de uma discoteca. Ter o patrão a perguntar se está com a maquilhagem da festa da noite anterior é a última coisa que vai querer. Um eyeliner preto é bom, porque vai desenhar o olhar, mas sem exageros. A maquilhagem de trabalho deve destacar o olhar, ter cores neutras, tons terra e criar um olhar aberto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Usar demasiado perfume

Ninguém quer estar sentado ao lado de um colega que, de cada vez que se mexe, empesta o ambiente à sua volta. Acaba por ser desconfortável e desapropriado. Cheirar bem, é bom. Enjoar os outros, não.

3. Pestanas postiças

Os visuais de Kim Kardashian são bonitos mas não para mulheres normais nos seus empregos normais. Pestanas postiças criam um ar artificial e, embora funcionem bastante bem se for sair à noite ou em situações mais descontraídas, ninguém a vai levar a sério se, numa reunião, a primeira coisa que saltar à vista forem as suas pestanas XXL. Se gosta de volume, opte por máscaras para este efeito e guarde as pestanas para outra altura. Em última análise, faça extensões de cílios porque acabam por ter um efeito mais natural.

4. Fazer um apanhado despenteado

Os coques e os apanhados estão na moda, é verdade. E agora, no inverno, muitas manhãs não sabemos o que fazer com o nosso cabelo, a chuva e a humidade. Mas fazer um apanhado despenteado não é a solução. O aspeto desorganizado vai rapidamente passar do seu cabelo para o seu trabalho. Há muitas outras opções: uma trança, um rabo-de-cavalo bem apanhado, um coque estilizado… Penteados em que o seu cabelo esteja efetivamente no sítio.

BEVERLY HILLS, CA - NOVEMBER 15: Actress Shailene Woodley arrives at the Premiere Of Fox Searchlight's "The Descendants" at AMPAS Samuel Goldwyn Theater on November 15, 2011 in Beverly Hills, California. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images)

Os looks despenteados e os apanhados sem forma criam uma imagem descontraída, o que, em muitos locais de trabalho, pode passar uma mensagem de pouco profissionalismo e desorganização. Foto: Frazer Harrison/Getty Images

5. Unhas de gel gigantes

Se trabalha em atendimento esta é, provavelmente, a primeira coisa para onde os clientes vão olhar quando se aproximarem de si. Não só usamos as mãos enquanto falamos mas, principalmente, os “toc-toc-toc” que se ouvem enquanto usa o teclado do computador vão fazer com que, de repente, as suas unhas se tornem irritantes. E isto também se aplica em escritórios.

6. Retocar a maquilhagem

É perfeitamente normal que, pela hora de almoço, a sua maquilhagem já não esteja tão impecável como quando saiu de casa de manhã. E ter sempre um nécessaire na mala com alguns produtos SOS é obrigatório. Mas retocar a maquilhagem no meio do escritório, na sua secretária, pode passar uma mensagem errada ou a ideia de que se preocupa mais com a sua imagem do que com o trabalho. O ideal será ir à casa de banho para o fazer.

7. Acessórios de cabelo demasiado festivos

Fitas, laços, lenços, joias de cabelo… É preciso ter muito cuidado com o que se coloca no cabelo porque vai influenciar diretamente a sua imagem. Opte por ganchos ou acessórios sóbrios e elegantes e deixe tudo o que é colorido e festivo para outras situações.

8. Demasiado blush

Maçãs do rosto rosadas são um bom toque na maquilhagem mas demasiado rubor não só vai fazê-la parecer mais velha como pode criar um resultado (e pedimos desde já desculpa pela ofensa) a lembrar um palhaço. E este é o tipo de situações em que, no local de trabalho, vai perder toda a credibilidade. O ideal será usar tons de blush mais em tons terra ou coral escuro, apenas para definir as bochechas e dar alguma cor à pele, mas sem ser em exagero.