Um juiz brasileiro ordenou que o bloqueio feito ao serviço de mensagens instantâneas WhatsApp fosse anulado. Coube ao juiz Xavier de Sousa garantir que o WhatsApp fosse reiniciado de imediato naquele país, afirmando que “não é razoável que milhões de utilizadores sejam afetados pela inércia da empresa”.

Em causa estava uma ordem judicial que entrou em vigor às 00h00 de quinta-feira. Esta determinava que, durante 48 horas, o uso da aplicação fosse suspenso no Brasil. A ordem emitida pelo Tribunal de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, decorreu de uma investigação criminal ainda em curso.

Os brasileiros usaram as redes sociais para protestar contra o bloqueio do WhatsApp, que é bastante popular no país — segundo um estudo divulgado esta semana, esta é a aplicação preferida dos brasileiros, seguida do Facebook. O certo é que, após horas do bloqueio, a hashtag #Nessas48HorasEuVou começou a ganhar popularidade no Twitter, com muitos utilizadores a brincarem sobre as coisas que iriam fazer durante o período de suspensão.

O bloqueio em questão também causou fúria entre a equipa do Facebook, que detém o WhatsApp desde outubro de 2014. Mark Zuckerberg, presidente e fundador da rede social mais popular do mundo, reagia à notícia pouco tempo depois ao publicar o seguinte comentário:

Estamos a trabalhar no duro para reverter a situação. É um dia triste para o país. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar online a sua voz. Estou chocado que os nossos esforços em proteger dados pessoais possam resultar na punição de todos os utilizadores brasileiros do WhatsApp”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR