A Federação Portuguesa de Vela (FPV) confirmou a atribuição das vagas conquistadas para os Jogos Olímpicos do Rio’2016 a Jorge Lima e José Costa, na classe 49er, e João Rodrigues, em RS:X, anunciou o Comité Olímpico de Portugal.

Jorge Lima e José Costa asseguraram a vaga olímpica em setembro de 2014, ao terminarem em quinto lugar no Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF, em Santander, Espanha. Jorge Lima repete a participação olímpica, depois de ter feito dupla em Pequim2008, também em 49er, com Francisco Andrade, enquanto José Costa vai estrear-se na competição.

Já o madeirense João Rodrigues, de 44 anos, vai disputar pela sétima vez as regatas olímpicas, cimentando a sua posição como português com mais presenças olímpicas, que conquistou em Londres’2012.

A Missão Portuguesa vai contar com 48 atletas no Rio de Janeiro, quatro dos quais na vela, modalidade na qual falta designar o representante em Laser, cuja vaga foi conquistada por dois velejadores, o experiente Gustavo Lima e Rui Silveira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da vela, a missão lusa tem já garantidas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58kg, tiro (uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10m e pistola 50m), canoagem (seis vagas), natação (2 vagas nos 200 m estilos) e futebol (prova masculina, com 18 vagas).

A estas acrescem, para já, 16 no atletismo, depois da recente confirmação dos critérios de qualificação nacionais pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com as vagas a terem de ser ratificadas durante o ano de 2016, de acordo com os demais critérios de qualificação definidos por esta federação.

Os atletas com mínimos neste momento são 17: Ana Cabecinha (20km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20km marcha, João Vieira (20km marcha), Miguel Carvalho (50km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (Triplo Salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000m e maratona), Sérgio Vieira (20km marcha), Susana Feitor (20km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100m).

Destes 17, apenas 15 estarão no Rio2016, já que existem quatro atletas com mínimos na prova de 20km marcha e outras quatro na maratona, com a quota por nação a estar limitada a três presenças.

A estas vagas poderão acrescer 14 do atletismo, cujos atletas possuem já marcas dentro dos mínimos olímpicos definidos pelo Comité Olímpico Internacional, mas que carecem de confirmação por parte da FPA, que irá definir os critérios de qualificação nacionais.