O ex-presidente da República Jorge Sampaio declarou o seu apoio formal ao candidato independente às presidenciais, António Sampaio da Nóvoa. “Desde a célebre sessão do teatro da Trindade que sou apoiante do candidato Sampaio da Nóvoa. Faltava esta importante declaração, que é a declaração de apoio da candidatura”, afirma Jorge Sampaio, num vídeo divulgado pela candidatura do antigo reitor da Universidade de Lisboa.

O ex-presidente da República diz ainda que “são precisas assinaturas” e que tem “muito gosto” em assinar a candidatura de Sampaio da Nóvoa, “no dia de hoje, em que há maior atenção às eleições presidenciais”.

“O seu esforço, como candidato independente, é ainda maior”, reconhece Jorge Sampaio. E afirma que os temas que o candidato presidencial tem desenvolvido, “a forma como tem agido, a abertura de espírito, aquilo que eu acho que é uma correta interpretação dos poderes presidenciais” são qualidade essenciais ao Presidente da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Sampaio mostra, ainda, a folha em que está a sua subscrição formal à candidatura, um apoio “que já era conhecido”. Assim, o ex-Presidente da República e socialista tomou uma posição formal em relação a uma candidatura presidencial, ao contrário daquilo que o Partido Socialista, que só apoiará uma candidatura na eventualidade de existir segunda volta.

Sampaio da Nóvoa é ainda apoiado por dois outros ex-presidentes: Mário Soares e Ramalho Eanes.

*Editado por Filomena Martins