Dez distritos do continente e o arquipélago da Madeira vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, bem como a costa norte da Madeira e o Porto Santo, vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 18:00 de domingo, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas com quatro a cinco metros.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA emitiu também um aviso vermelho para as ilhas do Corvo e Flores, grupo ocidental do arquipélago dos Açores, devido à agitação marítima e ao vento.

Segundo o IPMA, nestas duas ilhas as ondas podem atingir 11 metros até às 18:00 de hoje (menos uma hora nos Açores), enquanto o vento pode registar rajadas superiores a 130 quilómetros/hora entre as 03h00 e as 12h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Já no grupo oriental dos Açores, ilhas de São Miguel e Santa Maria, vigora um aviso laranja para agitação marítima entre as 12h00 e as 19h00 desta sexta-feira.

O aviso laranja para agitação marítima é antecedido de um amarelo das 06:00 às 12:00.

As ilhas do grupo central — Graciosa, São Jorge, Faial, Pico e Terceira — estão também sob aviso laranja para agitação marítima, que vigora até às 18:00 de hoje, e vento até às 12h00.