“Entre as 00h00 e as 08h30 registámos apenas a queda de dois postes de eletricidade e três árvores em Angra do Heroísmo [ilha Terceira] por causa do vento forte, mas sem obstrução de vias, nem vítimas”, adiantou à agência Lusa André Avela, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. A mesma fonte adiantou que foi registado em Ponta Delgada das Flores, no grupo ocidental, a queda de uma árvore, que não causou vítimas.

“Devido aos avisos vermelho, laranja e amarelo emitidos para o arquipélago por causa do vento e agitação forte, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores vai continuar a acompanhar a situação”, disse.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso vermelho as ilhas do Corvo e Flores, grupo ocidental do arquipélago dos Açores, devido à agitação marítima e ao vento. Segundo o IPMA, nestas duas ilhas as ondas podem atingir 11 metros até às 18:00 de hoje (menos uma hora nos Açores), enquanto o vento pode registar rajadas superiores a 130 quilómetros/hora entre as 03h00 e as 12h00.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no grupo oriental dos Açores, ilhas de São Miguel e Santa Maria, vigora um aviso laranja para agitação marítima entre as 12h00 e as 19h00 de hoje. O aviso laranja para agitação marítima é antecedido de um amarelo das 06h00 às 12h00.

As ilhas do grupo central — Graciosa, São Jorge, Faial, Pico e Terceira — estão também sob aviso laranja para agitação marítima, que vigora até às 18h00 de hoje, e vento até às 12h00.

Segundo a meteorologista Vanda Costa, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, explicou que está previsto “um aumento da altura das ondas e a continuação de vento muito forte”, podendo as ondas atingir até 11 metros nas ilhas do Corvo e das Flores, sobretudo na costa oeste, e o vento ultrapassar 130 quilómetros/hora.

Nas ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico as rajadas deverão ser da ordem dos 120 quilómetros por hora, enquanto as ondas podem chegar aos nove metros. No grupo oriental, especialmente na ilha de São Miguel, são expectáveis rajadas até 100 quilómetros/hora e ondas que podem atingir até nove metros, esclareceu a meteorologista.

As ilhas dos grupos oriental e central dos Açores estiveram na segunda-feira sob aviso vermelho devido às condições atmosféricas adversas. O mau tempo provocou um morto e a Proteção Civil regional contabilizou 157 incidentes, tendo as operações de socorro envolvido 440 operacionais e 109 viaturas. Escolas, tribunais e serviços municipais fecharam e mais de 1.600 passageiros ficaram em terra devido ao cancelamento de dezenas de voos.