Uma operação coordenada pela Interpol, contra o tráfico de marfim em África e que envolveu Moçambique, levou à detenção de 376 pessoas e a apreensão de 4,5 toneladas de presas de elefante e rinoceronte, anunciou hoje a organização policial.

Realizada no período de janeiro a outubro, a operação Worthy II mobilizou os serviços de polícia em 11 países africanos: Etiópia, Quénia, Malaui, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, de acordo com um comunicado da Interpol.

Três anos depois de uma operação anterior, que permitiu mais de 200 detenções e a apreensão de cerca de duas toneladas de marfim contrabandeado, a Worthy II permitiu o desmantelamento de 25 grupos criminosos envolvidos no tráfico.

A operação permitiu também a apreensão de milhares de produtos ilegais de animais selvagens: 2.029 carapaças de pangolim, 173 tartarugas vivas, 55 quilos de pepinos do mar, dentes de porco selvagem, felinos, peles de pitão, carcaças de impala, entre outros.

Algumas armas também foram apreendidas durante a operação, que levou a polícia à Tailândia e a Singapura, onde várias toneladas de marfim foram descobertas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR