As equipas de resgate chinesas encontraram esta quarta-feira dois sobreviventes no parque industrial do sul do país atingido por um deslizamento de terras que enterrou mais de 30 edifícios num mar de lama, avançou a imprensa estatal.

Um dos homens encontra-se estável e a receber tratamento hospitalar, enquanto as equipas de resgate prosseguiam na manhã desta quarta os trabalhos para retirar o outro homem de entre os escombros.

O deslizamento ocorreu no domingo de manhã (horário local), numa zona industrial em Shenzhen, o principal centro da indústria tecnológica da China, com fábricas de montagem que trabalham para numerosas multinacionais do setor.

Entretanto, o número de desaparecidos foi revisto na terça-feira para 76, à medida que 15 pessoas dadas como desaparecidas foram contactadas.

Trata-se do segundo grande acidente industrial na China no espaço de quatro meses, e terá sido causado pela excessiva acumulação ilegal de resíduos de construção e terra.

A chuva intensa que se abateu sobre a região no domingo de manhã terá transformado os detritos em lama.

Em agosto, duas explosões, num terminal de contentores que armazenava ilegalmente 3.000 toneladas de produtos químicos, na cidade portuária de Tianjin, causaram 173 mortos e 700 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR