Preparámos uma lista de aplicações móveis que, acreditamos, quererá instalar no seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Todas foram devidamente testadas por nós. Algumas são mais conhecidas, outras mais obscuras, algumas são gratuitas, outras pagas, mas todas merecedoras do investimento. São apps que ajudam a relaxar, a trabalhar em equipa, a estimular a criatividade dos seus filhos e, claro, a dar azo também à sua criatividade. E são, também, aplicações que querem ajudá-lo a comunicar com quem é próximo, porque nem sempre estamos juntos. Nem sempre é Natal.

Conheça a lista deste ano e partilhe-a com os seus familiares e amigos (e não deixe de consultar a lista de 2014, caso não tenha visto na altura, com o cuidado de alguns dados ou preços poderem ter sido, entretanto, atualizados).

vhscamcorderrrrrr

Para os revivalistas: filmar com qualidade VHS

É uma das apps mais originais e que mais sucesso estão a ter no ano que agora termina. Se tem idade inferior a 25 anos poderá querer passar já para a próxima aplicação, mas os revivalistas dos anos 80/90 não podem perder a VHS Camcorder, que lhe dá a oportunidade de filmar com o smartphone com a qualidade de imagem característica das lendárias Camcorders que registaram a maior parte daquilo que os portugueses se riram em Isto Só Vídeo. Inconfundível a imagem acinzentada e os contornos grosseiros, a fitinha esmagada no fundo da imagem, até o formigueiro que, com esta app, se consegue imprimir na imagem passando o dedo no ecrã enquanto se filma. Quem criou a app não esqueceu, também, é claro, a possibilidade de introduzir a data e hora no canto inferior esquerdo (sim, claro, pode definir a data que quiser). Leia mais sobre este petisco na singela página oficial desta app, que originalmente foi criada apenas para iPhone e iPad mas cujo sucesso já levou ao aparecimento de concorrentes que também têm versão Android.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Disponível em iOS (as imitações para Android não nos convenceram.)

Custo: 3,99 euros na App Store (Em outubro de 2016 a aplicação está a 2,99 euros)

mapadocidadao

Longas esperas na Loja do Cidadão? Isso acabou

Foi lançada em junho uma app que tornará as longas esperas na Loja do Cidadão uma coisa do passado. A aplicação Mapa do Cidadão concentra várias informações atualizadas em tempo real – e com recurso à geolocalização – sobre vários serviços do Estado. É possível saber onde está o serviço público mais próximo, como lá chegar e onde houver filas de espera, essa informação é apresentada no smartphone. Pode, também, pedir uma senha para a Loja do Cidadão e saber quantas pessoas estão à espera. São, também, muitas as informações sobre documentos necessários e custos. A app, que precisa de algumas melhorias para a tornar mais rápida e estável, está disponível nos sistemas operativos mais comuns em Portugal (iOS e Android), nos quais se centra esta lista. Deixamos, também, o link para quem tem Windows Phone.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

pause

Faça uma pausa. Provavelmente, precisa de o fazer

Estás a ir demasiado depressa. É isso que a aplicação Pause nos diz quando, com o nosso dedo, seguimos no ecrã a bola hipnotizante que aglomera – muito devagarinho – as gotas dispersas à sua volta. Como uma lâmpada de lava em que se pode tocar. Garantem os seus criadores que há muita ciência por trás da app de relaxamento mais elogiada deste ano. A equipa que criou a Pause partiu de pesquisa nas áreas da psicologia cognitiva e fisiologia e foi buscar inspiração às técnicas de relaxamento do Tai Chi e do Mindfulness. O objetivo é “recuperar rapidamente o foco e aliviar o stress“. Experimente e diga-nos o que achou.

Disponível em iOS e Android

Custo: 1,99 euros na App Store e na loja Google Play

imo_app_icon_

Chamadas em vídeo, enquanto usa outras aplicações

Decore o nome desta app, pois vai ouvir falar dela no próximo ano. A popularidade da Imo está a crescer. E entre o leque de funcionalidades de comunicação, há uma que se destaca: as video-chamadas gratuitas. Se tem por hábito realizar longas chamadas em vídeo, conhece o transtorno de ter de abandonar a conversa quando precisa de usar outra aplicação. Ao regressar ao ecrã inicial (apenas em dispositivos Android), a janela da conversa diminui de tamanho mas continua visível, podendo-a arrastar para onde lhe for mais conveniente. Permite ainda manter conversas em texto com outras pessoas durante essas chamadas (também em iOS). Porém, não conseguimos testar as vídeo-chamadas em HD que os criadores prometem.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

telegram_app_icon_

A aplicação ideal para trocar segredinhos

Chama-se Telegram. A receita? Juntar a utilidade do WhatsApp à efemeridade do Snapchat. Confuso? Nada disso: numa altura em que há cada vez mais gente preocupada com a privacidade, nada como um serviço gratuito para conversas secretas. Quando envia uma mensagem pelo Telegram (a funcionalidade chama-se “Chat Secreto”), o conteúdo é codificado no seu telemóvel e só o aparelho do destinatário é capaz de o desencriptar. Pode programar a autodestruição da conversa e, se apagar uma mensagem, esta é automaticamente eliminada dos outros aparelhos envolvidos. As conversas não deixam sequer rasto no servidor. Palavra dos criadores.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

papercamera

Uma câmara de papel. Fotografe o mundo de outra forma

São imensas as aplicações para smartphone que, aproveitando a evolução das câmaras nos dispositivos móveis, aplicam filtros sobre a imagem fotografada. Algumas apps são melhores, outras piores, umas mais fora do vulgar do que outras. Mas a Paper Camera é especial e isso tem-lhe merecido uma popularidade assinalável há já alguns anos. A app aplica um filtro configurável que faz com que a imagem se assemelhe a um rabisco colorido a lápis ou uma banda desenhada. As versões mais recentes também permitem fazer vídeo com o mesmo filtro.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuito no iOS e 2,49 euros no Android (Em outubro de 2016 a aplicação está a 0,79 euros)

app_slack

Troque os mails por mensagens e seja mais produtivo. Para equipas

Em muitas empresas a comunicação assenta no email. Mas muitos dos mails que trocamos podiam ser substituídos por simples mensagens ao velho estilo de chat. Há um ambiente que junta isso aos milhares de serviços de produtividade usados no escritório: dos documentos às apresentações, das folhas de cálculo aos ficheiros na cloud. Esse ambiente chama-se Slack, uma ferramenta de comunicação para equipas que permite criar canais especializados e integrar robôs (bots) que podem desempenhar várias tarefas. Sendo uma aplicação para equipas, o problema passa por convencer os seus colegas a experimentar também. Usamos aqui no Observador. E gostamos muito.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

musixmatch

Musixmatch. A app favorita dos amantes do karaoke

A Musixmatch é o maior catálogo de letras de músicas de todo o mundo e permite detetar – como o Shazam – uma canção que esteja a tocar algures e, automaticamente, ir buscar a letra. A app tem a particularidade, aliás, de saber em que fase da música estamos e destacar o trecho da letra que está a ser cantado. Esta aplicação tornou-se, rapidamente, a favorita dos amantes do karaoke e, apesar de ser gratuita, pode pagar-se para fazer com que as letras apareçam num ecrã de televisão. A empresa criou um vídeo que conta como surgiu a ideia para fazer esta aplicação que terá algo como 10 milhões de utilizadores ativos e está em forte crescimento, diz a produtora.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

novationnnnn

Criar música é mais fácil (e viciante) do que julga

Por falar em música, mesmo que não tenha qualquer formação na área, vai querer experimentar a app lançada por uma conhecida fabricante de mixers de música. A Novation Launchpad permite criar músicas a partir de samples (curtos trechos de som) que se complementam para criar a música. Ao toque de um dedo, o utilizador define as batidas, as linhas de baixo, as melodias, as vozes etc. Tudo isto polvilhado com efeitos que ficam bem em variadíssimos géneros musicais – desde a música eletrónica House, o Dubstep, até à música Ambient e ao 80’s Retro, passando pelo genial Electro Swing (estes últimos disponíveis em packs de amostras à parte). Um vício. A app está disponível para iPad e iPhone mas é mais indicada para o iPad, já que o ecrã maior permite uma utilização menos claustrofóbica.

Disponível em iOS (há aplicações parecidas para Android)

Custo: Gratuita (packs de sons adicionais comprados à parte)

workouttttt

7 minutos chegam para manter a forma

Para manter a forma bastam sete minutos por dia e não são necessários quaisquer equipamentos ou acessórios. Esta é, pelo menos, a garantia da Wahoo Fitness, produtora do 7 Minute Workout, uma das apps de fitness mais utilizadas em todo o mundo. A rotina de exercício, que é baseada numa pesquisa científica feita em 2013, é composta por 12 exercícios de 30 segundos cada, com 10 segundos de intervalo entre cada um. A pesquisa científica em questão indicou que este circuito de exercícios de alta intensidade, usando apenas o peso do próprio corpo, é suficiente para ajudar as pessoas a obter resultados ótimos, com investimento mínimo. Daí à criação de uma app foi um pequeno passo. Aí está ela.

Disponível em iOS (há similares para Android)

Custo: Gratuita (versão básica)

layoutttt

Um editor de fotos para artilhar o seu Instagram

O Instagram é, de longe, a rede social de fotografia mais popular do mundo. Mas ninguém pode acusar a app de se sentar à sombra da bananeira. Uma das últimas apps-irmãs apresentada pela rede social é a Layout from Instagram. A funcionalidade principal desta aplicação é a capacidade para criar composições de até nove fotos, com margens personalizáveis. Esta não é, claro, a primeira app a fazer isto, mas o facto de trazer a chancela do Instagram coloca-a numa boa posição para dominar este segmento. A app é, de facto, muito intuitiva e tem a particularidade de, a seu gosto, poder fazer zoom às fotos que compõem a tela.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

googlekeeppppp

Google Keep – a melhor aplicação de agenda e lembretes?

Há muitas pessoas que, por muito que insistam, não conseguem habituar-se às agendas eletrónicas ou às modernas apps para smartphone. Se é o seu caso, e continua a preferir uma mistura entre uma agenda em papel e os lembretes do telemóvel, experimente a Google Keep. Trata-se, provavelmente, da app mais intuitiva e fácil de utilizar que algum dia foi criada. Num segmento dominado pela gigante Evernote, a Keep apresenta-se como uma alternativa que aproveita a integração com outros serviços da Google para o ajudar a tomar notas coloridas com ou sem lembrete associado, criar listas de a fazeres, tirar notas diretamente em fotografias e, até, lembrá-lo de fazer algo quando chega a um determinado sítio. Experimente. Se não passar a ser essencial para si, desista destas apps.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

robotfactoryyyyyyy

Quando se fala em robôs, a imaginação é o limite

É a app do ano quando se fala em jogos para a pequenada. Chama-se Robot Factory e oferece um mundo de possibilidades na criação de robôs a partir de mais de 100 peças todas diferentes. Vai ser possível chegar a resultados como robôs em forma de répteis, humanoides, veículos, etc. A imaginação é (mesmo) o limite. Os robôs podem, depois, ser guardados e a forma como se movem (ou não) pode ser testada na aplicação. Esta app, que não para de acumular prémios, é recomendada para crianças a partir dos seis anos mas suspeitamos que os adultos também irão querer experimentar. Está disponível apenas para os dispositivos da Apple, custa 3,99 euros mas os criadores garantem que, ao contrário de outras apps, o utilizador não é incomodado com compras adicionais dentro da app. “Joguem em paz!”, diz a produtora Tinybop.

Disponível em iOS

Custo: 3,99 euros

youcammmmm

Para mais tarde analisar. Registe apresentações ou anotações na sala de aula

Imagine-se a assistir a uma apresentação pública com recurso a slides. Ou numa sala de aula em que no quadro estão registadas informações importantes para a matéria. Se já esteve numa destas situações, é provável que tenha tentado fotografar a informação, para análise posterior. Se tirou uma fotografia convencional, porém, o resultado não terá sido famoso. É por isso que foi criada a YouCam Snap, uma app concebida por uma veterana do software informático, a CyberLink. Mesmo que não esteja sentado mesmo de frente para a apresentação, esta aplicação vai endireitar a imagem e eliminar o que não interessa. A seguir, pode converter para um ficheiro pdf. Sem dúvida, uma app que vale a pena ter à mão.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

Screen Shot 2015-12-09 at 14.42.40

Para construir uma “biblioteca virtual” de artigos. Offline

Sem tempo para ler um artigo que encontrou na internet? Guarde-o no Pocket. A partir daí poderá consultá-lo a qualquer altura, mesmo que não esteja ligado à internet. Esta aplicação está disponível para dispositivos móveis e para o computador. Por isso, os artigos que guardar serão sincronizados com todos os seus dispositivos. Experimente usar o Pocket para construir uma “biblioteca virtual” de links. A vantagem é que mesmo que o artigo original seja apagado, continuará disponível para consulta na sua conta.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

moovit

Os transportes públicos não têm de ser uma dor de cabeça

Do comboio para o metro, do metro para o autocarro. Em cidades como Lisboa, onde a oferta de transportes públicos é vasta, é fácil perdermo-nos na confusão. Nessas situações, experimente o Moovit. Esta aplicação de transportes públicos estará sempre de olho em si durante todo o percurso, independentemente do meio de transporte que esteja a usar. Basta indicar-lhe o seu destino, escolher um percurso, linha ou itinerário e pronto. Por exemplo, numa viagem de autocarro, a aplicação indica-lhe quanto tempo terá de esperar pela viatura e, uma vez em viagem, avisa-lhe quantas paragens faltam para o seu destino e indicar-lhe-á quando tem de sair. Em Portugal, o Moovit pode ser usado em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

Capturar

Digitalize documentos com o telemóvel

Scanners são coisa do passado. Com o CamScanner pode digitalizar documentos e transformá-los em ficheiros PDF. Basta apontar a câmara ao documento ou folha que quer digitalizar, tirar uma fotografia, definir os limites da página e esperar que a app faça o resto. O resultado final é muito semelhante ao que obteria se usasse um aparelho próprio para o efeito.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita (versão básica)

vivino_icon

A aplicação de eleição para enófilos

Mais do que uma aplicação, o Vivino é quase uma rede social de apreciadores de vinho (enófilos). No momento de comprar uma garrafa, tire uma fotografia ao rótulo. A aplicação procurará uma correspondência na base de dados e remeterá para um perfil onde constam várias informações sobre esse vinho como a nota média (com base nas avaliações dos utilizadores), preço médio, comparação de colheitas, entre outras. Pode também digitalizar os rótulos da sua garrafeira para os adicionar à sua “adega virtual”.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita

pocketcasts_app_icon

Podcasts. Podcasts everywhere…

Os Podcasts estão (novamente) na moda e têm vindo a conquistar milhões de fãs em todo o mundo. Há de todos os tipos, para todos os gostos. Para os acompanhar, experimente descarregar o Pocket Casts. Este gestor de Podcasts permite subscrever os seus preferidos e guardar os últimos episódios para ouvir mais tarde. A aplicação é especialmente útil para dispositivos Android, onde não existem muitas soluções de qualidade para ouvir Podcasts. Fica desde já convidado para subscrever os do Observador.

Disponível em iOS e Android

Custo: 3,99 euros no iOS e 2,99 euros em Android

periscope_icon_app

Partilhe acontecimentos. Transmita-os em direto

Longe vão os tempos em que fazer uma transmissão em direto exigia um arsenal de equipamentos caríssimos. Agora, com o seu telemóvel, pode fazê-lo de forma fácil e gratuita. Basta instalar o Periscope, a aplicação criada pela rede social Twitter e considerada a melhor app do ano pela Apple. É tão simples como escrever um título e carregar no botão vermelho para começar a transmitir. Ok, o Periscope dispensa apresentações. Mas o que muita gente não sabe é que também permite fazer transmissões privadas, apenas visíveis ao grupo de pessoas que escolher.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuito

obs
O Observador trabalha todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias e as melhores análises e reportagens

Perdoar-nos-á se, uma vez mais, terminamos esta lista sugerindo-lhe que, se ainda não o fez, faça o download da aplicação do Observador, que está constantemente a ser melhorada. Trabalhamos todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias (as mais importantes seguirão com alerta para o seu smartphone) e também as melhores análises e reportagens sobre os mais variados temas. Faça a instalação e visite-nos sempre que quiser, sem prejuízo de nos seguir nas redes sociais Facebook e Twitter, partilhando com os seus amigos as suas peças favoritas. Boas Festas.

Disponível em iOS e Android

Custo: Gratuita