O conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central abriu hoje um inquérito interno para apurar se mais doentes com rutura de aneurisma terão morrido no hospital de São José por falta de especialistas para operar. “Face às notícias vindas hoje a público sobre as mortes de doentes com rutura de aneurisma, o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) informa que o conselho de administração abriu um processo de inquérito interno para apuramento dos factos relatados”, refere um comunicado do CHLC.

O semanário Expresso e o jornal Público avançaram hoje que a morte de David Duarte, na madrugada de domingo, causada pela falta de neurocirurgiões para o operar não foi caso único, tendo uma fonte hospitalar dito ao Expresso que, desde 2014, mais quatro doentes com ruturas de aneurisma terão morrido devido à falta de especialistas ao fim de semana. Reagindo às notícias de hoje, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse, em Chaves, que a tutela está a “averiguar e a confirmar” se ocorreram mais quatro mortes no Hospital São José, em Lisboa, por falta de assistência.

“Estamos a averiguar e a tentar confirmar essas ocorrências. São situações manifestamente inaceitáveis que o Ministério da Saúde e os seus responsáveis, nomeadamente o ministro da Saúde, não tinham conhecimento”, afirmou o governante, à margem de uma visita ao Hospital de Chaves, distrito de Vila Real. A prevenção aos fins de semana da neurocirurgia-vascular está suspensa desde abril de 2014 e da neuroradiologia de intervenção desde 2013, na sequência de cortes nas remunerações dos profissionais de saúde.

“Não é aceitável que hospitais centrais, como é o de São José, não deem respostas em áreas onde há, do ponto de vista técnico e de recursos humanos, competências próprias para o efeito”, comentou o governante, assegurando que o Governo PS “tudo fará” para que estas situações sejam “sejam rapidamente ultrapassadas”. Na sequência da morte do jovem, os presidentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do Centro Hospitalar Lisboa Norte demitiram-se.

O Ministério da Saúde pediu à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para apurarem eventuais responsabilidades do Hospital de São José na morte de o doente. A Procuradoria-Geral da República já abriu inquérito à morte de David Duarte para averiguar eventuais ilícitos criminais e responsabilidade do Estado, administradores e médicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR