O Papa Francisco voltou a lembrar, esta sexta-feira as pessoas que fogem da pobreza e da guerra pedindo que as pessoas e os Estados que dão “socorro e lar a muitos migrantes e refugiados” sejam “recompensados”, na sua tradicional mensagem de Natal “Urbi et Orbi” (“à cidade e ao mundo”), a partir da varanda principal da Basílica de São Pedro.

A mensagem de Francisco foi ainda dedicada aos conflitos e aos “atrozes atos terroristas” um pouco por todo o mundo. Recordando os ataques em Beirut, Paris, Bamako, Tunes e Egito o Papa apelou também à comunidade internacional para colocar um ponto final nos conflitos na Síria, Líbia, Ucrânica e África.

A tensão entre Israel e Palestina também foi referido pelo líder da Igreja Católica: “Os israelitas e palestinianos podem retomar o diálogo direto e alcançar um entendimento que permita aos dois povos conviver em harmonia”.

Num apelo à comunidade internacional Francisco pediu para que se “ponha a sua atenção de maneira unânime” com objetivo de “terminar com as atrocidades” no Iraque, Iémen e na África subsaariana pedindo para que a paz regresse à República Democrática do Congo, Burundi e Sudão do Sul.

Mas os apelos não se ficaram por aqui. Sua Santidade pediu também para que o povo colombiano “motivado pela esperança, continue a procurar com determinação a tão ansiada paz”. Isto antes de explicar que “onde Deus nasce, nasce a esperança, onde a esperança nasce, as pessoas encontram dignidade. No entanto ainda há muitos homens e mulheres privados da sua dignidade humana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR