O ministro dos Desportos da Rússia defendeu hoje o halterofilista Aleksei Lovchev, suspeito de dopagem e suspenso pela federação internacional, apelando a que o compatriota não seja julgado sem provas. “Nós vamos assegurar-lhe todo o apoio necessário, enquanto não for oficialmente confirmado que se dopou, até porque nenhuma decisão ainda foi tomada”, afirmou Vitali Moutko, em conferência de imprensa. Em novembro, Aleksei Lovchev sagrou-se campeão do mundo em +105kg, em Houston, nos Estados Unidos, onde estabeleceu o recorde do mundo do arremesso, ao levantar 264 kg.

Na quinta-feira, a federação internacional de halterofilismo anunciou a descoberta de traços de ipamorelin, uma substância proibida com efeitos hormonais, na amostra recolhida num controlo, suspendendo “provisoriamente” o atleta por suspeitas de “ter violado as regras antidopagem”. Segundo o ministro dos Desportos da Rússia, o halterofilista, vítima de uma “lesão grave, uma rotura de ligamentos no joelho”, um mês antes dos Mundiais, foi autorizado a utilizar a substância no seu tratamento.

No entanto, o governante assegurou hoje que vai encontrar-se com os responsáveis da federação russa da modalidade, caso a suspeita de doping se confirme. Antes, Aleksei Lovchev já tinha reclamando a sua inocência, assumindo-se em “choque absoluto” com a suspensão decretada pela federação internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR