O alegado maior traficante de droga do Porto e outras três pessoas, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) na noite de quinta-feira, são hoje ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal (TIC), disse à Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, os quatro suspeitos de tráfico de droga passaram as duas últimas noites no estabelecimento prisional anexo à PJ e vão ser esta manhã interrogados no TIC do Porto para aplicação de medidas de coação.

O Jornal de Notícias (JN) de hoje avança que “o maior traficante de droga do Grande Porto foi detido pela PJ numa operação relâmpago”, que levou também à detenção da mulher e de dois empregados do “barão da droga” e à apreensão de “cerca de oito quilos de cocaína e heroína” e de “aproximadamente 20 quilos de produto de ‘corte’ destinado a aumentar e rentabilizar as doses daquelas drogas duras”.

Segundo o diário, Vítor Cardoso, de 45 anos, é “um histórico do tráfico com sinais exteriores de riqueza e fortes ligações a outros traficantes que, ao longo dos anos, têm sido presos pelas autoridades”, nomeadamente “indivíduos ligados ao caso Noite Branca”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O JN refere ainda que o café Bola 13, “localizado na rua Escura, na Sé do Porto”, era a “face visível” das atividades do detido, que “nunca tocava na droga”, exercendo e controlando a sua atividade “através de outros indivíduos” que, quando detidos, “não denunciam o patrão”.

De acordo com aquele jornal, a droga alegadamente traficada pelo detido era “proveniente do estrangeiro” e tinha como destino “vários bairros sociais do Porto”.

Vítor Cardoso, também conhecido por “Vítor do Ouro”, já era seguido pelos investigadores da PJ há longa data, refere a mesma publicação.