André Villas-Boas, treinador do Zenit de São Petersburgo, decidiu passar o Ano Novo com a mulher e filhas em Istambul, na Turquia, decisão que desagradou numerosos adeptos do futebol russo. Quando chegou à cidade turca, Villas-Boas escreveu na sua conta do Instagram: “Just Arrived in Magical Istanbul to a wonderful reception by @fsbosphorus Happy days for the girls! Thank you!” (Acabado de chegar à mágica Istambul, fantástica recepção, Boas festas da parte das miúdas! Obrigada), em legenda a uma foto das suas filhas a brincar no quarto de hotel. A reação dos adeptos de futebol russos não se fez esperar. E não foi positiva.

Captura de ecrã 2015-12-28, às 16.47.43

Grande parte considera que o técnico português, ao decidir passar férias na Turquia, não está a ser “patriota”. Recorde-se que as relações diplomáticas entre a Rússia e a Turquia foram cortadas depois do abate do avião militar russo por um F-16 das forças turcas. E a caixa de comentários da conta de Villas-Boas encheu-se de insultos. “Isso não é patriótico!” ou ”You are stupid man! You don’t like Russia” (És estúpido! Não gostas da Rússia).

A imprensa russa rapidamente pegou na notícia e o tabloide pró-Kremlin “Komsomolskaia Pravda titulou: “As férias “não patrióticas”: os adeptos do Zenit não gostaram que Villas-Boas descanse na Turquia”. Num dos comentários, um leitor escreveu: “Ganha dinheiro às pazadas na Rússia e gasta-o num país inimigo, realmente podia não ter viajado para lá”. Na página do jornal desportivo http://www.sports.ru/, os comentários já superaram as duas centenas e alguns deles ainda são mais duros: “Traidor!”; “Como pode fazer isso. Traidor. Deve ser fuzilado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há, no entanto, quem apoie a decisão de Villas-Boas passar o Ano Novo na Turquia e ataque a Rússia: “Sim, Istambul é uma cidade maravilhosa, tenho planos para a visitar no próximo ano, que chegue depressa”, escreveu um leitor. Um outro chama a atenção para o que considera ser o objetivo do Kremlin nas relações com a Turquia: “Querem-nos encher a cabeça com a ideia da Turquia-inimigo e toca a declarar sanções contra ela. E isto é feito para que o povo não preste atenção ao facto de a Rússia se afundar numa profunda crise económica (desvalorização do rublo, aumento de preços, etc.)”.

Um terceiro grupo de comentadores pergunta-se se a decisão de Villas-Boas não significa a sua transferência para um clube turco. “Não quererá assinar um contrato com um clube turco?”, questiona,

As relações entre a Rússia e a Turquia deterioraram-se seriamente depois do abate de um avião militar russo pela Força Aérea Turca no passado dia 24 de novembro. Este mês, o Presidente Putin assinou um decreto que prevê o aumento de sanções económicas contra Ancara.

Quanto a Villas-Boas, já anunciou a intenção de abandonar o Zenit no fim da época. O seu agente Paulo Barbosa declarou à imprensa desportiva russa que, provavelmente, ele passará a treinar o FC Porto.