A Bolívia vai a votos no próximo dia 21 de fevereiro, para decidir se os seus cidadãos aprovam uma emenda à Constituição que permita a reeleição do presidente do país, Evo Morales (que já foi a votos três vezes, e vai já no quarto mandato), em 2018. E a campanha pelo “sim” está ao rubro: num vídeo partilhado por uma página de Facebook que apela ao voto, Evo Morales encarna a personagem Finn, do novo filme da saga Guerra das Estrelas, e surge “a correr e a lutar” por um “futuro melhor” para o país.

https://www.youtube.com/watch?v=enBKigSAtZ4

Ao lado de Evo Morales estão outras duas figuras leais ao líder boliviano: o vice-presidente Alvaro Garcia Linera (que substitui Harrison Ford no papel de Han Solo) e a presidente do Senado da Bolívia, Gabriela Montaño, que faz de Rey: um papel que no novo filme da saga, “Star Wars: o Despertar da Força”, é interpretado pela atriz Daisy Ridley.

A luta é feita contra os que encarnam o lado negro da Força – e se na saga as personagens podem ser ficcionais, aqui são encarnadas por homens de carne e osso, que lutam para fazer regressar “o atraso, a pobreza e a maldade” ao país. São elas Gonzalo Sanchez de Lozada, ex-presidente boliviano, e Carlos Sanchez, ex-ministro da Defesa do país.

A página que apela ao voto, Sí Bolívia, explica o trailer: trata-se de um filme que “estreia a 21 de fevereiro” [dia das eleições], e os protagonistas do filme são muitos: “tu, ele, ela, todos nós que lutamos contra o Império e que queremos um futuro melhor. Junta-te à força positiva da Força, ao lado do #Sim. Diz #Não ao lado obscuro do passado, ao atraso, à pobreza e à maldade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR