A produção eólica atingiu esta madrugada um novo máximo em Portugal, de 4.210 Megawatt (MW), tendo pela primeira vez ultrapassado o consumo nacional de eletricidade, segundo dados da REN — Redes Elétricas Nacionais.

O vento forte registado durante esta noite, que levou a um novo máximo na produção eólica, associado a consumos baixos, levou a que pela primeira vez a produção eólica tivesse ultrapassado o consumo nacional.

De acordo com os dados da gestora da rede elétrica, o novo máximo na produção, de 4.210 MW, foi atingido às 2:15, ultrapassando em cerca de 80 MW o anterior máximo ocorrido em janeiro deste ano.

Entre as 2:00 e as 5:30, a produção eólica foi sempre superior ao consumo com uma diferença que atingiu um máximo de 148 MW às 04:15, quando a produção eólica se situava em 4.101 MW e o consumo era de apenas 3.953 MW.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia, Portugal tem 4.953MW de potência eólica instalada, sendo a segunda energia renovável mais importante no sistema elétrico nacional, depois da hídrica com 5.791MW de potência instalada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR