Nasceu Melo Moreno García há 26 anos, em Perpiñán, cidade com pouco mais de 100 mil habitantes no sudeste de França, que faz fronteira com os Pirinéus. Mas é espanhola de gema.

No YouTube, onde começou a fazer vídeos em barda faz cinco anos, apresenta-se somente como Yellow Mellow. E o nickname pegou. Hoje, Yellow Mellow é seguida por mais de 940 mil utilizadores no seu canal de Youtube, onde canta, mas não só: Yellow Mellow, como youtuber que é, comenta tudo e mais um par de botas. Recentemente criou outro canal naquela rede social, o Melo More, que é seguido por quase 600 mil utilizadores e que dedicou exclusivamente às suas viagens pelo mundo.

Mas esta youtuber espanhola queria mais. Não queria somente fazer covers das canções dos outros. Queria cantar as suas próprias canções, trazendo para a rede o que compõe à guitarra desde os 15 anos. E fê-lo, não no castelhano materno, mas em inglês.

O single do primeiro álbum (que está a ser produzido na Alemanha e sairá em meados de 2016), “Phantom Limb”, foi um sucesso imediato. Tão ou tão pouco, que o single foi ouvido, até ver, mais de 1,5 milhões de vezes no Spotify e o videoclip visualizado mais de 800 mil vezes no YouTube.

O que é curioso é Yellow Mellow, que ao longo de cinco anos fez variadíssimos covers de canções de Lady Gaga no seu canal de YouTube, no fim de semana de estreia do seu single, superou o ídolo em número de reproduções da canção no Spotify. Em entrevista ao El País, Yellow Mellow dá conta da sua surpresa: “Gosto muito da música que ela [Lady Gaga] faz e admiro-a muito enquanto mulher. É claro que tu nunca esperas pelo dia em que a superas como N.º1 [no Spotify, no fim de semana de estreia do single “Phantom Limb”] o teu ídolo. Sabes que a canção pode resultar, mas não que tenha este sucesso todo.”

Mas agora há uma dúvida que subsiste para a youtuber — e o El País pôs o dedo na ferida: será que os seus utilizadores do YouTube vão deixar de a seguir porque se dedicou à música? Ou que os melómanos não a vão aceitar bem porque é uma youtuber? “Há sempre algum preconceito. É normal. Nós, os youtubers, somos vistos em Espanha como uns geeks e de algum modo desprezados na televisão e nas rádios. Mas minha carreira na música é uma coisa e a minha carreira no YouTube é outra. No YouTube faço humor — ou pelo menos tento –, falo de viagens, de experiências minhas, dou as minhas opiniões. A música é outra coisa completamente diferente”, explicou Yellow Mellow.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR