“Este é um momento em que é difícil sentirmo-nos otimistas quanto ao futuro.”

É assim, entristecido, que Bill Gates inicia (no blog que o próprio assina, Gates Notes) o texto sobre o que de bom leu e viu em 2015. A exceção, a “notável exceção” — como Bill Gates a apelida — foi a Cimeira do Clima, em Paris.

Mas mesmo essa exceção, esse otimismo quanto ao futuro, foi fugaz face ao que de mau (“mau” no sentido de vileza dos acontecimentos e não da qualidade do que se escreveu) se leu nas páginas dos jornais, em notícias nos computadores, tablets ou smartphones. É que a regra, e não a exceção, tem sido o terrorismo, o ódio e a morte.

Também por isso, e mais do que nunca, é “especialmente importante” fazer um exercício, garante Bill Gates: escolher seis acontecimentos que marcaram 2015 pela positiva. Ei-los:

1) Em África não se registou um só caso de poliomielite em 2015

Gates, falando de África, dá um caso concreto: o da Nigéria. No dia 24 de julho de 2015 passou-se um ano sem que no país se registasse qualquer caso de Poliomielite — e refere-se, Gates, a casos de poliomielite contraídos dentro do próprio país. A Nigéria foi o derradeiro país no continente africano a interromper a transmissão da poliomielite selvagem, uma doença incapacitante e não raras vezes fatal. “Isto representa uma marca na história do mundo, uma grande, grande vitória — a qual poucos especialistas acreditavam que se chegasse”, lembra Gates. Mas o trabalho não está concluído: “É necessário fazer o mapeamento de todas as povoações no norte da Nigéria, fornecendo a vacina oral contra a poliomielite a todos, várias vezes ao ano. E é preciso trabalhar com os líderes tribais, pois são eles que mobilizam as comunidades locais, para sensibilizar os nigerianos para a vacinação.” E nem os grupos islamitas radicais serão um obstáculo. “As estratégias inteligentes, como é o caso da Nigéria, funcionam mesmo nas condições mais difíceis.” Em 1988 a poliomielite era endémica em 125 países, quase todos em África. Hoje é-o somente em dois países: Afeganistão e Paquistão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2) O discurso de Neil de Grasse Tyson na National Academy of Science

Em abril, o astrofísico Neil de Grasse Tyson foi agraciado com o prémio de maior prestígio da National Academy of Science. Mas não é por isso que Bill Gates o destaca nesta lista de boas-novas. “O Dr. Tyson recebeu muitas distinções durante o seu ilustre percurso na ciência. Eu incluí-o por causa do brilhante discurso [ouça-o no vídeo acima] naquele dia.” Neil de Grasse Tyson inspirou-se no célebre discurso de Abraham Lincoln em Gettysburg, usando de poucas palavras — apenas 272 –, para explicar o porquê de a ciência ser importante na criação de políticas novas. “O discurso do Dr. Tyson deveria ser de leitura obrigatória, bem como o discurso de Gettysburg no qual ele se baseou.”

3) A inovação global em saúde recebeu o Prémio Nobel da Medicina

5 de outubro de 2015. O Prémio Nobel da Medicina foi entregue, não a um, mas a três investigadores. “Eles desenvolveram ferramentas indispensáveis para combater doenças que atacam os mais pobres, nos países mais pobres”, lembra Bill Gates. William C. Campbell, dos Estados Unidos, e Satoshi Omura, do Japão, foram homenageados pelo trabalho que levou à criação do medicamento Ivermectin, “que é super-eficaz no tratamento de uma inúmeras doenças causadas por vermes parasitas”, tais como ‘cegueira dos rios’ e a filaríase. Tu Youyou, da China, foi homenageado pelo desenvolvimento do Artemisinin, “que é a peça central de tratamentos que fizeram a malária totalmente tratável e salvou mais de 100 mil vidas” em 2015. Gates conclui: “O Ivermectina e o Artemisinin são verdadeiros medicamentos milagrosos.”

4) Os testes de preparação para os SAT estão disponíveis para todos

Os SAT são os testes para acesso ao college, uma espécie de exames nacionais para se chegar à faculdade. E a Khan Academy cricou uma página onde é possível fazer testes de preparação para os SAT totalmente gratuitos. “Se é como eu, estará a pensar: quem me dera que estas ferramentas interativas e vídeo-aulas estivessem disponíveis no meu tempo de estudante”, graceja Bill Gates. E são ferramentas sobretudo úteis, como lembra o fundador da Microsoft, “para jovens cujos pais não podem pagar a explicadores.”

5) A proliferação do “Mobile Banking”

O serviço bancário móvel, ou Mobile Banking, “vai ajudar muitas pessoas a saíram da pobreza”, explica Gates. Como? Hoje há 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a serviços financeiros, “o que limita severamente a sua capacidade de emprestar, poupar ou investir dinheiro na economia.” Bill Gates dá o (bom) exemplo do Quénia:”Hoje, 75% dos adultos quenianos têm contas num banco ou em serviços bancários móveis; em 2011 eram somente 42%.” Outros países, como o Brasil, Ruanda, Tanzânia, Bangladesh ou Índia, estão também a investir no Mobile Banking numa perspetiva de vir a erradicar a pobreza. “Em muitos destes países, o investimento em inovação financeira é até superior ao investimento feito nos países mais ricos”, lembra.

6) As Américas têm erradicado a rubéola

Em abril de 2015, a Organização Mundial de Saúde declarou as Américas como a primeira região do planeta a erradicar a rubéola endémica. “E tudo graças a um grande esforço, de 15 anos, para vacinar homens, mulheres e crianças em todo o hemisfério.” A Rubéola, também conhecida como “sarampo alemão”, pode levar à morte — ou graves defeitos de nascença, quando as mulheres contraem a doença durante a gravidez. E Bill Gates lembra: “A campanha para eliminar a rubéola nas Américas economizou 3 mil milhões de euros. São 3 mil milhões de euros que podem ser usados para satisfazer outras necessidades críticas de saúde.”