O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira avisos laranja para dez distritos de Portugal continental, na sexta-feira e sábado, devido a agitação marítima.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Em comunicado, o IPMA precisa que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 10 a 12 metros.

Já os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Coimbra vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de vento forte e períodos de chuva por vezes forte.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR