Oito barras de Portugal continental e uma dos Açores estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima forte, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.

Nos Açores, está encerrada a toda a navegação a barra marítima das Lages do Pico.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, adianta a informação da Marinha.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 18:00 de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 10 a 12 metros.

Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Coimbra estão sob aviso laranja desde as 09:00 de hoje até às 18:00 de sábado.

O IPMA prevê para hoje, em Portugal continental, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva no litoral, por vezes forte a norte do Cabo Raso, progredindo gradualmente para o interior e passando a regime de aguaceiros durante a tarde, que serão na forma de neve acima de 1.000/1.200 metros.

A partir do meio da manhã, existe a possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro e formação de geada em alguns locais do interior destas duas regiões.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 80 km/h a norte do Cabo Raso, enfraquecendo gradualmente para moderado (15 a 30 km/h) e rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, temporariamente forte a muito forte (45 a 60 km/h), com rajadas até 100 km/h nas regiões Norte e Centro, rodando para o quadrante oeste e enfraquecendo gradualmente para moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do meio da tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 18 graus centígrados em Lisboa, 16 no Porto e 19 em Faro.