O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que vai procurar resolver os problemas da presença de placas de fibrocimento ainda existentes nas escolas, garantindo existir verbas disponíveis.

“O problema do amianto é transversal a muitos dos edifícios públicos. Durante os anos de 2013 e 2014 foi feito o mapeamento das escolas com problemas e foram feitas 300 intervenções para substituir as placas de fibrocimento”, disse, durante uma visita à escola secundária da Baixa da Banheira, na Moita.

O ministro referiu que ainda existem casos de escolas com placas de fibrocimento e que estão a procurar soluções.

“Ainda existem casos pontuais. Estamos a sinalizar e a encontrar soluções para resolver o problema. Existem verbas que podem ser canalizadas para resolução de problemas desta natureza”, defendeu.

Pais e alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Hospital, distrito de Coimbra, ameaçaram hoje fechar a sede da instituição se até à Páscoa não forem retiradas as placas de fibrocimento que ainda existem no estabelecimento escolar.

Numa manhã muito chuvosa, quando se inicia o segundo período letivo, alguns pais e dezenas de alunos manifestaram-se ao início da manhã à porta da sede do agrupamento, muitos deles munidos de máscara, e exigiram a retirada das placas de fibrocimento, que contêm amianto, perigoso para a saúde pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR