Esta temporada de festas foi um excelente bálsamo para a alma. Mas todos os cocktails, os jantares de Natal de trabalho, de amigos, de ex-colegas, de amigos de infância, o peru, o cabrito, os fritos, os salgados, os petiscos, os feriados, as viagens, as noites e a falta de boas e longas horas de sono fizeram (mesmo que ainda não se tenha apercebido) uma mossa na sua pele. E com tanta festa pela noite fora, consegue jurar que foi fiel à sua rotina de cuidados exemplar?

Se começou 2016 com a pele baça, desidratada e pálida, precisa de um SOS para a voltar a deixar em forma urgentemente. Hoje, quando chegar a casa do trabalho, tire meia hora para si. Uma boa dose de antioxidantes, vitaminas e tratamentos reparadores vão fazer com que a entrada no novo ano seja — outra coisa não se podia pedir — com o pé direito.

  1. Faça uma limpeza e uma esfoliação — Claro que pode optar por fazer um tratamento detox num salão, mas uma boa limpeza e uma esfoliação em casa já vão ajudar a diminuir os danos causados durante as últimas duas semanas.
  2. Aplique uma máscara calmante — As máscaras são a sua boia de salvação porque vão fornecer nutrição profunda e fazer com que a sua pele fique imediatamente com uma aparência saudável à superfície. Escolha uma que seja calmante, reparadora ou desintoxicante.
  3. Dê nova hidratação à sua pele — Uma boa camada dupla de hidratante vai repor a humidade que a pele perdeu. Ao seu hidratante habitual (e se não usa) pode acrescentar um sérum reparador nas próximas semanas.
  4. Experimente produtos com vitamina C — A Vitamina C fornece uma proteção potente de antioxidantes e é um dos ingredientes número 1 nos cuidados de beleza. Um shot de vitamina C vai aumentar o brilho, suavizar a textura e energizar a pele exatamente na altura em que ela mais precisa.
  5. Alivie as bolsas debaixo dos olhos — É um dos primeiros sinais de que a sua temporada de festas foi selvagem. As rodelas de pepinos e os sacos de chás são aquelas mezinhas caseiras que, nestas alturas, nos lembramos sempre para desinchar os olhos. Mas o que realmente vai desinchar é o efeito de frio na pele. Um bom produto de olhos próprio para reduzir a fadiga e as olheiras é o passo seguinte.
  6. Combata as vermelhidões — Muito álcool, mudanças de temperatura, stress e uma alimentação menos regrada podem gerar picos de vermelhidão que, muitas vezes, resulta em pele seca e manchada. Neste caso, toda a sua limpeza e hidratação tem de ser feita com produtos próprios para a sensibilidade que a sua pele está a passar. O Aloé vera e a camomila, por exemplo, são bons ingredientes curativos que deve procurar.
  7. E não se pode esquecer do acne — Toda a agenda social das últimas semanas pode levar ao aparecimento de algum acne, mesmo que a sua pele não seja propensa a isso. Se for esse o seu caso, produtos com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla vão controlar o aparecimento destas lesões, reduzir a inflamação e matar as bactérias que causam acne.
  8. Relaxe a sua pele — Tal como o seu corpo precisa de relaxar de todo o stress pós-festas, a pele precisa do mesmo, cosmeticamente falando. É aqui que os antioxidantes entram porque vão reduzir este processo de oxidação celular. Produtos que contenham ingredientes como chá verde ou resveratrol (extrato de semente de uva) vão restaurar o equilíbrio da pele.
  9. Não queremos ser negativos, mas vai ter de fingir — Fazer este detox da pele não se consegue da noite para o dia e vai demorar algum tempo até a sua pele se voltar a equilibrar. Nos entretantos, pode “fingir” com alguns produtos de maquilhagem chave: um corretor para esconder as olheiras, um iluminador para dar vida ao rosto e um blush para criar um ar saudável.

Claro que não tem de seguir estes oito passos religiosamente (embora o 1, 2 e 3 sejam obrigatórios). O ideal será perceber o que é que a sua pele mais precisa e fazer um cocktail potente. Se não tem vermelhidões não precisa de Aloé vera mas se se apercebeu de que lhe apareceu um acne estranho, vale a pena apostar num produto com ácido salicílico.

Os ingredientes com que vai alimentar a sua pele agora são fundamentais para restaurar o equilíbrio que ela precisa depois de duas semanas a viver constantemente o filme A Ressaca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR