776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

29 mulheres mortas. O mapa da violência doméstica em Portugal

Este artigo tem mais de 5 anos

29 mulheres perderam a vida durante 2015, uma descida em relação a 2014 (43). Nos últimos 11 anos registaram-se 428 femicídios e 497 tentativas de crime. Este é o mapa da violência doméstica.

i

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Com tiros de caçadeira e uma granada, tal e qual como num cenário de guerra. Foi assim que um taxista de 60 anos matou a mulher, de 45, em plena via pública, no último domingo de 2015. Este filme desenrolou-se em Sacavém, Lisboa, quando o relógio já galgara as dez da manhã. Matou a mulher e suicidou-se a seguir.

Segundo a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), este foi o 29.º femicídio de 2015. A este número juntam-se ainda 33 tentativas de femicídios, sendo que este caso diz respeito apenas a um período entre 1 de janeiro e 20 de novembro. Quanto a números totais desde 2004, foram registados 428 femicídios e 497 tentativas de crime. O Observador preparou várias infografias para desconstruir e explicar esta realidade da sociedade portuguesa.

Muito abaixo do que aconteceu em 2014 (43), mas nem por isso uma tendência, diz a UMAR. Portugal viu morrer duas mulheres por mês (mais exatamente 2,4) durante 2015: janeiro, março e abril foram os meses mais sangrentos, com quatro mortes em cada um. Os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR (OMA) permitem compreender contextos, motivos, perfis e armas utilizadas em cada um destes crimes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um facto incontornável é a proximidade das vítimas com os criminosos: 15 das 29 vítimas morreram nas mãos de “marido, companheiro, namorado ou relação de intimidade”. Quanto à big picture (desde 2004), esse valor transforma-se em 265 das 428 mulheres mortas. O segundo caso mais notado diz respeito a crimes protagonizados por antigos companheiros: 10 em 29 (desde 2004: 96 em 428).

A maioria das vítimas tinha mais de 51 anos. A mais velha, de 84 anos, foi morta por asfixia pelo marido, em janeiro, na sua residência. A vítima mais jovem tinha apenas 23: perdeu a vida no local de trabalho, assassinada com uma arma de fogo. Relativamente aos homicidas, a faixa etária mais representada é a dos 36-50 anos.

Quanto ao local do crime, os dados continuam a demonstrar que a residência é onde ocorrem mais crimes. Em 2015, foram registados 18 femicídios em casa das vítimas num total de 29 crimes. O local de trabalho surge a seguir (5), enquanto a via pública (4) e um local isolado fecham o lote.

Como indica o mapa interativo em cima, o distrito do Porto registou mais femicídios (7), surgindo a seguir Lisboa (6) e Setúbal (4). Quanto a números globais desde 2004, mantêm-se as três cidades no topo, mas dão uma cambalhota: a capital salta para primeiro lugar (94), seguindo-se Porto (61) e Setúbal (45).

E justificações? Há várias. Vão desde um histórico de violência doméstica à não-aceitação da separação, passando por uma atitude de possessão.

Como já foi referido, entre 2004 e 2015 registaram-se 428 mortes. Em termos globais da análise dos registos ao longo dos anos conclui-se que a ocorrência do femicídio deixou de incidir, em particular, nos meses de verão, diz o relatório. Durante este ano, os meses mais violentos foram janeiro, março e abril, com quatro mortes em cada um. Os valores de 2015 igualaram os de 2009, mas ainda ficaram acima de 2011 (27) e 2007 (22). Os picos mais preocupantes aconteceram em 2008 (46), 2010 (44), 2014 (43) e 2012 (41).

Dos 29 femicídios registados, a UMAR verificou uma maior incidência nos escalões etários de mais de 65 anos (9) e 51-64 anos (8). “Dos dados analisados, concluímos que a violência contra as mulheres, também na sua forma mais letal, ocorre em todo o ciclo relacional das mulheres, já que constatámos a ocorrência deste crime em todas as faixas etárias. Não obstante, verificamos que o femicídio afeta mulheres sobretudo com idades superiores a 36 anos”, pode ler-se no OMA.

A arma de fogo é, sem surpresa, a escolha número 1 dos homens na hora de matar — 16 dos 29 crimes. A última morte de 2015, a de que demos conta no arranque deste artigo, foi só mais um caso, sendo que foi mais além com o recurso a uma granada. A seguir, surgem as armas brancas (5), estrangulamento (2) e agressão “bárbara” com objeto, segundo o relatório.

Dezoito num total de 29 crimes tiveram lugar na residência das vítimas. A seguir surgem local de trabalho e via pública, com quatro femicídios cada um. Os dois últimos crimes do ano, revela o OMA, tiveram lugar em dezembro na residência e local de trabalho das vítimas. Uma mulher tinha 40 anos e a outra 45.

TENTATIVAS DE FEMICÍDIOS

Foram registadas 33 tentativas de femicídio, sendo que este valor diz apenas respeito ao período entre 1 de janeiro e 20 de novembro. Uma vez mais, os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR (OMA) permitem uma imagem mais clara desta realidade, nomeadamente ao nível do perfil e relação entre vítima e criminoso, tipo de arma ou meio de agressão e local.

Lisboa destaca-se, e muito, na liderança deste ranking, com 12 tentativas de femicídio num total de 33. O mesmo é dizer que assinala o triplo do Porto, a segunda cidade com valor mais elevado (4). Depois seguem-se Aveiro, Braga e Faro, todas com três.

Relativamente a números globais desde 2004, foram registadas 497 tentativas de femicídio nos últimos 11 anos, sendo que Lisboa se apresenta como a líder destacada, com 104. A seguir, surgem Porto (77), Aveiro (47), Setúbal (36) e Braga (32).

Quanto à relação de proximidade, a tendência mantém-se: “Analisando-se a relação entre agressor e vítima verificamos que, no período em análise, a maioria das vítimas (88%) mantinha ou manteve uma relação de intimidade com o autor do crime”, pode ler-se no relatório. Quatro dessas 33 tentativas (12%) foram praticadas por filhos ou pai. Em 58% desses casos já havia um histórico de violência doméstica, enquanto 36% das situações estavam relacionadas com o facto de o homem não aceitar a separação.

Quanto à idade dos agressores, o grupo etário 36-50 anos é aquele que assume maior representatividade (30%: 10 em 33), seguindo-se o dos 24-35 anos e 51-64 anos, ambos representando 24% cada um.

Dos dados aferidos foi possível identificar que em 53% dos crimes de tentativa de femicídio noticiados foi reportada história de violência doméstica na relação, sendo omissa esta informação em 39% das situações analisadas.

A arma de fogo continua a ser a predileta para os agressores, mas aqui nestes casos a arma branca já está muito mais próxima. Os casos de asfixia surgem em terceiro lugar, com 4 tentativas. Já a imolação, espancamento e “queda”, que diz respeito a empurrões de janela ou ravina, surgem depois com duas tentativas. Uma nota ainda para o recurso a ácido por parte de um agressor.

A EVOLUÇÃO DA LEI

“O crime de violência doméstica é um ilícito recente no quadro jurídico-penal português”, começa por explicar ao Observador Elisabete Brasil, da UMAR. “Não obstante o artigo 152.º do Código Penal só em 2007 ter adotado a epígrafe ‘Violência Doméstica’, podemos afirmar que este foi o corolário de um processo iniciado em 1982, ainda que de forma indireta e muito ténue.”

Resumindo, a alteração penal de 1982 introduziu no Código Penal Português o crime de maus tratos, então no artigo 153.º. Depois, em 1995, “a natureza do crime passou a semipública, ou seja, o procedimento criminal passou a depender de queixa. Abandonou-se a referência à ‘malvadez e egoísmo'” mencionados no artigo anterior.

“Já em 1998 verificou-se uma nova alteração já decorrente da crescente consciencialização da gravidade dos comportamentos e de exigência de intervenção do Estado”, explica Elisabete Brasil. Em 2000, “o crime de maus tratos viria a retomar a natureza pública, iniciando-se o procedimento mal se tenha conhecimento do crime e independentemente de apresentação de queixa por parte da vítima”.

Este processo conheceria o seu pico de relevância em 2007, quando se separaram as águas: “Aqui, no artigo 152.º do Código Penal, que tinha a designação ‘Maus tratos e infração de regras de segurança’, assumiu-se a designação penal de ‘Violência Doméstica’. Separou-se os maus tratos da violência doméstica, que passaram a figurar no artigo 152.º.”

Veja aqui o enquadramento penal, outra legislação nacional e europeia e ainda mais informação de referência disponibilizada pelo site do parlamento.

Grafismo: Milton Cappelletti

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora