As estruturas sindicais da administração pública reúnem-se no dia 14 pela primeira vez com a secretária de Estado que tutela o setor, Carolina Ferra, a quem vão apresentar as suas reivindicações para 2016.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) e a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) foram convocadas para uma reunião no Ministério das Finanças para iniciar a negociação anual.

O dirigente da FESAP José Abraão considerou que “só assim se cumpre a lei da negociação”.

“Para nós é muito importante a marcação desta reunião porque nos dá oportunidade de negociar medidas para a administração pública que têm impacto orçamental, antes da proposta de Orçamento do Estado ser apresentada”, disse o sindicalista à agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Frente Comum, a FESAP e o STE tencionam defender junto da tutela as propostas reivindicativas que já enviaram ao Governo e que são unânimes quanto à reposição imediata dos salários e pensões.

“O Governo deve repor os salários este ano, de uma só vez, de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional”, defendeu José Abraão.

A reposição do horário de 35 horas semanais a todos os trabalhadores da Administração Pública, o fim do regime de requalificação e o descongelamento de careiras são outras das reivindicações comuns às três estruturas sindicais e serão debatidas com a nova secretária de Estado.