David Bowie é o verdadeiro exemplo de um homem singular. E chegou aos 69 anos com a mesma capacidade de nos surpreender. Com o lançamento do seu novo álbum, o Observador dá-lhe a conhecer mais do homem por trás da música. Saiba algumas excentricidades da vida do artista e veja alguns factos curiosos dos seus álbuns na galeria.

Conheça 7 curiosidades sobre o Camaleão do Rock

1 – Cobiçar a mulher alheia valeu-lhe olhos… diferentes

A imagem de marca de David Bowie é a cor dos seus olhos, que são de tonalidades diferentes. Mas não se trata de uma marca genética, de nascença, mas sim da consequência de uma briga de adolescentes. Bowie ganhou a diferença de cores nos olhos depois de se ter envolvido com a namorada do amigo George Underwood, que este não perdoou: deu-lhe um murro que o deixou com a pupila do olho dilatada permanentemente e por isso muito mais escuro. Apesar da luta, os dois permaneceram grandes amigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 – O nome artístico inspirada numa faca de dois gumes

O verdadeiro nome de de David Bowie é David Robert Jones. Ele alterou o nome para não ser confundido com Davy Jones dos The Monkees. Bowie era o nome de uma marca de facas que davam para cortar dos dois lados da lâmina. A mulher de Bowie, a modelo Iman, tem tatuado no tornozelo a faca de dois gumes em homenagem ao marido.

3 — Reivindicar sempre. Até contra os que se metiam com homens de cabelo comprido

David Bowie apareceu pela primeira vez na televisão em 1964, quando tinha 17 anos, num programa da BBC. Bowie foi entrevistado como fundador da The Society for the Prevention of Cruelty to Long-haired Men. Sim, quer mesmo dizer Sociedade para a Prevenção da Crueldade para com Homem de Cabelo Comprido!

4 — De pequenino é que… se toca saxofone

Desde pequeno que era dado às artes. David Bowie começou a tocar saxofone aos 12 anos. Bowie estudou arte, música e desenho. Influenciado pelo seu meio irmão Terry Burns, começou a ouvir jazz e adorava os músicos Charles Mingus e John Coltrane. Ao ver o entusiasmo do filho, Margaret Mary resolveu oferecer-lhe um saxofone. Bowie teve aulas com um músico da localidade onde vivia perto de Bromley, em Londres.

5 — Uma vida, várias personalidades

Bowie já teve vários alter egos ao longo da sua carreira. Os mais conhecidos são: Ziggy Stardust, Major Tom, Aladdin Sane, the Thin White Duke, Tao Jones, Halloween Jack e John Merrick. No álbum Space Oddity aparece pela primeira vez o Major Tom:

6 — Músico e Homem Elefante

Como um verdadeiro artista, David Bowie não é só dado à música. Também já teve alguns papéis no cinema e no teatro. Apareceu em vários filmes como o “Labirinto – A magia do Tempo” (1986) ou “A Última Tentação de Cristo” (1988) e até já deu a voz a algumas personagens de filme de animação como Maltazard de “Arthur e os Minimeus”. Em 1980 entrou na peça The Elephant Man, na Broadway.

7 — Nada de “sir”

Ainda que seja britânico, David Bowie não é muito dado às coisas da realeza. Já recusou duas grandes nomeações da monarquia. Em 2000 recusou a honra de ser nomeado Commander e em 2003 a honra de Knighthood, ou seja, cavaleiro da rainha, “sir”. A rainha Isabel II já deu o título de “sir” a Mick Jagger, Paul McCartney e Elton John. Mas Bowie diz não saber para que serve o título e que não foi para isso que trabalhou toda a sua vida, segundo o site VVN Music.