Em declarações hoje à agência Lusa, o Adjunto de Operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Marco Martins, adiantou que oito pessoas ficaram desalojadas em Baltar, concelho de Paredes, distrito do Porto, no domingo, devido a um deslizamento de terras, tendo sido realojadas pelo serviço municipal de Proteção Civil.

De acordo com Marco Martins, outras duas pessoas ficaram também desalojadas em Braga devido a um deslizamento de terras, tendo sido realojadas por familiares.

A mesma fonte informou que existem várias estradas municipais cortadas nos distritos do Porto, Guarda, Vila Real, Bragança, Castelo Branco e Coimbra devido a deslizamento de terras.

“A circulação rodoviária no IP3, no sentido Coimbra/Viseu, ainda não está resolvida. Já não está cortado, mas sim condicionado”, disse a fonte, cerca das 08:30.

O IP3 foi cortado domingo de manhã junto à freguesia e concelho de Penacova, distrito de Coimbra, ao quilómetro 61,7, devido ao despiste de um veículo pesado, que transportava contraplacados, que levou à morte do seu condutor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a ANPC, as estradas nacionais 14 e 105 continuam cortadas devido ao mau tempo, à passagem pelo concelho da Trofa, distrito do Porto.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou hoje à Lusa que estão cortadas as estradas nacionais 230, no sentido Tondela-Viseu, devido a um desmoronamento, a 118 no sentido Entre-os-Rios-Penafiel, distrito do Porto, e 212 entre São Mamede de Riba Tua-Alijó.

“Devido à queda de neve estão fechadas a estrada nacional 338 no troço Penhas da Saúde-Manteigas nos dois sentidos e o acesso ao maciço central da Serra da Estrela”, disse a mesma fonte da GNR.

O Adjunto de Operações da ANPC disse também à Lusa que o mau tempo provocou no domingo dois descarrilamentos, um na linha da Beira Alta, em Contenças, Mangualde, e o segundo, cerca das 00:05 de hoje em Mosteiró, Linha do Douro.

O primeiro aconteceu cerca das 14:10 de domingo, quando um comboio regional de passageiros descarrilou na zona de Contenças, Mangualde, provocando três feridos ligeiros, de acordo com os bombeiros de Mangualde.

O comboio fazia a ligação entre Coimbra e a Guarda e descarrilou junto ao apeadeiro de Contenças, Mangualde.

Já hoje, cerca das 00:05, ocorreu um segundo descarrilamento, desta vez na linha do Douro, em Mosteiró, Baião, Porto, num comboio de passageiros com 55 pessoas as bordo, sem, no entanto, causar feridos.

Quanto ao número de ocorrências, Marco Martins adiantou à Lusa que, devido à melhoria das condições meteorológicas, o número durante a noite foi mais reduzido, com 69 registos a nível nacional.

“O desagravamento da precipitação durante o período da noite fez com que houvesse uma diminuição significativa das ocorrências. Entre as 00:00 e as 07:00 de hoje registámos 69 ocorrências a nível nacional”, declarou.

Segundo o mesmo responsável, no Porto foram registadas apenas quatro ocorrências, Aveiro cinco, Leiria três, Lisboa quatro e em Portalegre e Setúbal duas.