A sorrir. Foi o que o cantor britânico andou a fazer nos últimos dias da vida, pelo que testemunham as fotografias que Jimmy King publicou no site do artista e no Instagram no dia do seu 69º aniversário.

David Bowie morreu na noite de domingo, 10 de janeiro, dois dias depois de completar 69 anos. Nessa sexta-feira, dia 8, estas imagens tornaram-se públicas: serviam para celebrar o aniversário do autor de “Lazarus” e para promover o último álbum de Bowie onde essa canção estava incluída, “Blackstar”. E terão sido tiradas nesse mesmo dia: a 2 dias da morte, Bowie sorria para a câmara, vestia com estilo, não parecia ter nada a ver com a senhora debaixo da cama que, no vídeo de “Lazarus, premonitoriamente, o puxa incessantemente.

A imagem publicada no Instagram está legendada com a seguinte mensagem: “Esta é a mensagem que eu mando. Porque é que este homem está tão feliz? Porque é o seu 69º aniversário ou porque acabou de lançar o seu 28º álbum de estúdio hoje?”. David Bowie posava com um fato Thom Browne para um fotógrafo que o acompanha há longos anos, seu amigo pessoal e fotógrafo oficial.

David Bowie morreu depois de 18 meses de uma luta, desconhecida do público, contra um cancro do fígado. Tony Visconti, produtor do último álbum do artista, escreveu no Facebook que “ele sempre fez o que quis. E ele quis fazer isto da melhor maneira. A sua morte não foi muito diferente da sua vida – uma obra de arte”.

bowie last photos

Fotografias: Jimmy King

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR