De acordo com um estudo, quando um homem olha para uma mulher a primeira coisa em que repara são os olhos, o sorriso e o peito. Já quando uma mulher conhece um homem, uma das coisas que tem grande impacto é o seu cheiro. Uma fragrância agradável pode ser extremamente atraente e trabalhar em favor de quem a usa porque há uma ligação emocional entre os aromas, as memórias e os sentimentos — algo que a indústria da perfumaria percebeu há muito tempo.

De acordo com o NPD Group, uma companhia que fornece dados de consumo e que analisa a indústria da perfumaria americana, 63% dos homens adultos entre os 18 e os 64 anos usa perfumes ocasionalmente, 23% usa todos os dias e 40% tem apenas um perfume em casa que usa sempre. Monetariamente falando, em 2013 as vendas rondaram os 900 milhões de euros — só relativamente aos perfumes masculinos e dentro dos Estados Unidos.

Mas porque este universo é tão grande, será que sabemos tudo sobre os perfumes masculinos? O jornal britânico Daily Mail diz que:

  • 33% dos perfumes de homem são usados pelas mulheres.
  • Os homens preferem fragrâncias que foram usadas pelos pais ou têm cheiros semelhantes. Isto explica porque é que clássicos como o Brut ou o Old Spice continuam a ser vendidos ainda hoje.
  • Muitos dos perfumes masculinos pertencem à família olfativa “fougère” (são sete ao todo), que descreve fragrâncias baseadas em lavanda e musgo de carvalho, notas chave na perfumaria masculina.
  • O melhor sítio no corpo do homem para se aplicar perfume é nos bíceps.
  • Muitos dos ingredientes dos perfumes de homem não são tão doces como pensamos, nem vêm só das plantas e das flores. Alguns produtos de origem animal são componentes cruciais nas fragrâncias masculinas. É o caso do castóreo, uma secreção oleosa glandular do castor, do almíscar, uma substância de forte odor que vem de uma glândula dos cervos, ou do âmbar, uma secreção biliar que se forma nos intestinos das baleias.
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Um anúncio de 1966 do clássico Old Spice. Foto: classic_film/ Visual Hunt

Outros factos bizarros sobre os perfumes e os cheiros

E não é tudo. Há também factos que, à falta de melhor palavra, são bastante bizarros. O famoso perfume Tabu, de 1932, foi inspirado no cheiro de uma prostituta, e Shalimar, um perfume de 1925 de Guerlain, cheirava, segundo Jacques Guerlain, “às partes íntimas da minha amante”. Em 1921, Molinard também lançou um perfume extravagante: Habanita cheirava a… cigarros. E Jean Carles, um famoso perfumista francês, fez um seguro para o seu nariz no valor de um milhão de dólares.

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Voltando às memórias associadas ao olfacto, os estudos dizem que o cheiro do pequeno-almoço é o aroma favorito dos homens (nas mulheres é o cheiro de um bebé recém-nascido). E nos animais há preferências também surpreendentes: os gatos gostam do cheiro de valeriana, os leões gostam de menta e os camelos de tabaco (iam gostar do perfume Habanita). E porque os homens gostam do cheiro de um carro novo, há mesmo uma fragrância artificial que é pulverizada dentro dos carros quando saem das fábricas e que dura seis semanas.

NEW YORK, NY - MAY 02: Beyonce and Jay-Z attend Game Six of the Eastern Conference Quarterfinals during the 2014 NBA Playoffs at the Barclays Center on May 2, 2014 in the Brooklyn borough of New York City. NOTE TO USER: The Brooklyn Nets defeated the Toronto Raptors 97-83. User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and/or using this photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Elsa/Getty Images)

Jay Z e Beyoncé são líderes de vendas com os seus perfumes: Gold, de Jay Z, vendeu três vezes mais do que Red (Lacoste) e You & I, dos One Direction, vendeu mais do que o clássico Eternity de Calvin Klein. Katy Perry, Beyoncé, Britney Spears, Rihanna e Lady Gaga são outras celebridades cujos perfumes ultrapassaram as vendas das grandes marcas.

Os melhores perfumes de homem

Se anda à procura de um novo perfume — para tirar o Old Spice da prateleira da casa de banho — eis os melhores perfumes de homem de 2015 eleitos pelos Fragrance Foundation Awards (os “Óscares” da perfumaria):

  • Mandarino Di Amalfi, de Tom Ford.
  • Eau for Men, de Dior Homme.
  • Modern, de Banana Republic Man.

E porque a escolha dos consumidores também é importante, os perfumes de homem mais vendidos na Amazon (e disponíveis, aqui em Portugal, na Perfumes & Companhia) são:

  • Acqua Di Gio, de Giorgio Armani. PVP. 59€ (40 ml)
  • 1 Million, de Paco Rabanne. PVP. 59€ (50 ml)
  • Cool Water, de Davidoff. PVP. 58€ (75 ml)
  • Eau Fraiche, de Versace Man. PVP. 45€ (30 ml)
  • Polo Blue, de Ralph Lauren. PVP. 54€ (40 ml)
  • Aqua, de Bvlgari. PVP. 51€ (30 ml)
  • Light Blue, de Dolce & Gabbana. PVP. 53€ (40 ml).